Secretário de agricultura de Catingueira faz balanço das ações do primeiro semestre de 2017. OUÇA! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretário de agricultura de Catingueira faz balanço das ações do primeiro semestre de 2017. OUÇA!

O município de Catingueira deu um grande avanço neste ano, quando se fala em agricultura. O secretário José Fernando de Lucena classificou como positivas as ações da secretaria de agricultura neste primeiro semestre de 2017.

Fernando informou que desde que assumiu a pasta em janeiro deste ano, iniciou as inscrições dos agricultores para a realização dos cortes de terra para o plantio da safra agrícola de 2017. “A secretaria de agricultura, com total apoio da prefeitura municipal, conseguiu inscrever 600 agricultores e oferecer 511 horas de trator. Neste ano, teremos um bom lucro no município, cerca de 80 a 85%” disse Fernando.

Sobre o garantia safra, o secretário lembrou que o município ficou inadimplente pelo fato que a ex-gestão municipal não realizou o pagamento da parcela do ano de 2016. “A atual gestão determinou o pagamento de R$ 15.400,00 da parcela atrasada e o município já se encontra adimplente para a próxima safra, mas, infelizmente, perdemos a safra de 2017 pela falta de pagamento da parcela de 2016 pela ex-gestão.” Explicou o secretário.

José Fernando aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto da “feirinha da agricultura familiar” instalada aos domingos na cidade pela secretaria de agricultura, em parceria com a EMATER. Segundo o secretário, os agricultores que fazem parte do projeto trazendo seus produtos para serem comercializados, estão cadastrados e têm o apoio da prefeitura para vender seus produtos à merenda escolar.

“Nós estamos dando total acompanhamento ao agricultor. Aqueles que tiverem interesse de participar do projeto, basta procurar a secretaria e realizar o cadastro. É um projeto de muita importância para o município. Os produtos comercializados são livres de agrotóxicos e no final todos ganham, já que os agricultores terão sua renda garantida no final do mês.” Ressaltou Fernando.

Já com relação as ações de combate a seca, o secretário disse que neste ano já foram recuperados oito barreiros de açudes em diversas localidades do município. “Também demos o apoio ao abastecimento d’água na zona rural através de carros pipas. Hoje, estamos com mais de 300 cisternas cadastradas no nosso sistema e o abastecimento está sendo realizado através de carros pipas”.


Fernando também lembrou da parceria da prefeitura municipal de Catingueira com o SEBRAE e com uma empresa particular para a instalação do programa “fazenda eficiente” que teve como objetivo realizar um planejamento estratégico em relação as ações com pequenos agricultores dentro de suas propriedades.

“O programa veio até a propriedade como um empreendimento, onde o produtor terá um acompanhamento por dez meses por técnicos do programa para melhoramento do seu rebanho, produção de leite e seu plantio. É um ótimo programa que visa orientar o pequeno agricultor para que o mesmo tenha no final do mês uma ótima rentabilidade.” Explicou.

Por fim, o secretário falou sobre a campanha da febre aftosa que neste ano já conseguiu atender cerca de 80% do rebanho dos agricultores do município e sobre a nova fase de recuperação das estradas vicinais, que deverá ser iniciada no mês de julho deste ano.

José Fernando fez questão de disponibilizar um relatório detalhado sobre as ações da secretária municipal de agricultura durante o primeiro trimestre deste ano. CLICK AQUI E LEIA.

OUÇA ABAIXO TODA A FALA DO SECRETÁRIO.




VEJA AS FOTOS DAS AÇÕES







Fonte ASCOM


Tecnologia do Blogger.