Conferência de Assistência Social debate fortalecimento do SUAS em Catingueira - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Conferência de Assistência Social debate fortalecimento do SUAS em Catingueira

A Prefeitura de Catingueira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na última terça-feira (18) a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” (Sistema Único da Assistência Social.

O evento reuniu várias pessoas, entre servidores públicos, representantes do legislativo local, secretários municipais, usuários dos serviços e membros da sociedade civil. O objetivo foi debater o fortalecimento do SUAS através da aproximação do governo e da sociedade civil.

O prefeito Odir Borges e a primeira dama Faldrecya Borges estiveram participando do evento, acompanhados dos secretários Ruclenato Gomes (Saúde), Donato Pereira (Assistência Social), Adalmira Marques (Educação) e Luciana Brunet (Mulher).

Durante a conferência foram discutidos quatro eixos: “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”, “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”, “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais” e “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Segundo a coordenadora do CRAS, Helena Celestino, a conferência foi um espaço de debate coletivo, onde o governo e a sociedade civil organizada tiveram a oportunidade de participar, com a finalidade de avaliar avanços e discutir os desafios existentes na política pública da assistência social. “A Conferência de Assistência Social é momento de avaliar como a política dessa área vem sendo aplicada no Município, quais são as necessidades dos usuários e trabalhadores e propor melhorias, além de eleger delegados para representar as demandas da cidade” disse Helena.

No final do evento, foram escolhidos dois titulares e dois suplentes para representarem o município a conferência estadual de assistência social que será realizada no mês de outubro na cidade de João Pessoa.


CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS



Fonte ASCOM


Tecnologia do Blogger.