O frio que está dando o que falar em Catingueira e região - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

O frio que está dando o que falar em Catingueira e região

A onda de frio que vem atingindo a Paraíba está chamando atenção por sua forte intensidade. No sertão paraibano, moradores acostumados a enfrentar altas temperaturas nesta época do ano, passaram a conviver com um forte frio.

Na cidade de Catingueira, por exemplo, a onda de frio está dando o que falar nas principais rodas de conversas. Durante toda a semana termômetros registraram temperaturas inferiores a 20º, porém, por conta dos ventos, a sensação térmica pode fazer com que os catingueirenses sintam ainda mais frio.

Catingueira é uma cidade considerada quente e não é comum serem registradas nesta época do ano temperaturas tão baixas.

Segundo o meteorologista Rodrigo César Limeira, esse clima frio não chega a ser tão novidade assim. Isso porque, devido ao fenômeno El Niño, nos últimos anos o inverno no semiárido nordestino (de 21 de junho a 23 de setembro) tem sido excepcionalmente de calor. Mas em 2017 o El Niño não se manifestou, portanto o clima voltou ao normal, ou seja, baixas temperaturas neste período.

Além disso, Rodrigo afirma que uma forte massa de ar polar veio do Polo Sul e também está contribuindo para acentuar ainda mais as quedas de temperatura no Nordeste. Ele explica ainda que o clima é frio, mas sem chuvas, porque isso é uma característica do Semiárido nordestino durante o inverno (a estação atual). Já as chuvas ocorrem no verão e no outono.

Em Patos, considerada uma das cidades mais quentes da Paraíba, os patoenses também estão reclamando do frio. Consecutivos dias nublados, temperatura na casa dos 20 graus, e isso até durante o dia, fez com que o patoense desligasse o ventilador e o ar-condicionado. “Economiza dinheiro, mas prefiro o calor”, disse a dona de casa Maria do Socorro, moradora do Jardim Lacerda.

Na parte da noite essa onda de frio tem mudado até os hábitos da população. “Eu tomava banho antes de dormir, mas tenho coragem mais não. Reclamava do calor, agora tô reclamando do frio”, disse dona Severina, do bairro do Jatobá, que disse também que vai dormir bem agasalhada e mesmo assim ainda sente frio.








Fonte catingueiraonline com diário do sertão e folha patoense


Tecnologia do Blogger.