Prefeitura de Olho D’água realiza mutirão de mamografia - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prefeitura de Olho D’água realiza mutirão de mamografia

A prefeitura de Olho D’água, por meio da secretaria municipal de saúde, em parceria com o ministério da saúde, realizou na última quarta-feira (19) um mutirão de mamografia na cidade.

Foram realizados 80 exames totalmente gratuitos entre mulheres de 50 a 69 anos de idade numa estrutura especialmente montada no centro administrativo local que contou com uma unidade móvel completamente equipada.

A secretaria de saúde informou que foi realizado apenas um atendimento fora da faixa etária, em razão de possíveis complicações graves que a paciente estaria tendo.

Os atendimentos aconteceram durante todo o dia e receberam pacientes de várias localidades do município de Olho D’água. O mutirão de mamografia aconteceu graças a iniciativa do ex-secretário de saúde Gil Carvalho Almeida que sentiu a necessidade de realização deste tipo de exame em mulheres do município.

A mamografia é um exame radiográfico de extrema importância, que tem como objetivo a avaliação das mamas. A partir dela, é possível identificar lesões benignas ou malignas, que geralmente surgem como nódulos.

O exame é realizado através de um aparelho de raio-x específico: o mamógrafo. O mamógrafo é capaz de identificar nódulos e calcificações antes mesmo de ser possível identificá-los através da palpação, portanto, a mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

Recomenda-se que o exame seja realizado anualmente por mulheres com mais de 40 anos. Para as mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama, é indicado que o exame seja realizado anualmente a partir dos 30 anos de idade.









Fonte CatingueiraOnline


Tecnologia do Blogger.