Secretaria de Saúde de Olho D’água lembra dia de combate as Hepatites - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretaria de Saúde de Olho D’água lembra dia de combate as Hepatites

A secretaria municipal de saúde de Olho D’água-PB, celebrou o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado todo dia 28 de julho e para alertar a população sobre as medidas necessárias para prevenir a doença, para além, de realizar no Centro de Saúde o Teste Rápido da doença.

As hepatites virais agudas e crônicas são agravos sérios que, em razão do seu caráter evolutivo silencioso, tem alto potencial de mortalidade. O vírus também pode ser transmitido por via sanguínea, ao compartilhar materiais perfurantes como seringas, agulhas, cachimbos, lâminas de barbear, alicates de unha e por transfusão de sangue contaminado. Outra forma de transmissão pode acontecer de mãe para filho, em que a mãe é portadora do vírus B e o transmite para a criança durante a gestação ou parto. Não há evidências de que o aleitamento materno aumente o risco de transmissão da hepatite B da mãe para o bebê, sendo que, a amamentação não está contraindicada em mães portadoras da doença, desde que a criança receba a vacina e a imunoglobulina, preferencialmente, nas primeiras 12 horas de vida.

A melhor forma de evitar é usando preservativos e não compartilhar seringas e objetos perfurantes compartilhados. As hepatites virais representam uma importante questão de saúde pública. A Prefeitura está disponibilizando esse teste para que a prevenção e/ou descoberta da doença precocemente seja efetivada no município e assim, as pessoas identificadas com o mal possam ser tratadas adequadamente.






Fonte Ascom


Tecnologia do Blogger.