Secretário faz balanço dos setes meses, diz como encontrou a pasta da saúde e declara: "Catingueira avançou muito na saúde neste ano". OUÇA - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretário faz balanço dos setes meses, diz como encontrou a pasta da saúde e declara: "Catingueira avançou muito na saúde neste ano". OUÇA

O secretário municipal de saúde da cidade de Catingueira, Ruclenato Gomes, fez um balanço dos sete primeiros meses deste ano de 2017 e classificou como positiva as ações realizadas pela prefeitura municipal na área da saúde.

Ruclenato, que assumiu a pasta a convite do prefeito Odir Pereira Borges, disse que encontrou a secretaria de saúde desfavorável para que pudesse iniciar um bom trabalho, porém, com muito trabalho e planejamento, conseguiu melhorar os serviços da atenção básica e equilibrar as finanças da secretaria de saúde.

“Já fizemos muito nestes setes meses de gestão. Logo no início, o prefeito implantou a insalubridade nos salários dos agentes comunitários de saúde e de endemias. Estes mesmos agentes também já receberam fardamento e material de trabalho. Implantamos o prontuário eletrônico para os profissionais da atenção básica. Realizamos a entrega de computadores e tablets para que possa ser agilizado o atendimento destes profissionais. Estamos implantando o tele saúde, onde o médico irá tirar dúvidas com médicos especialistas através de um número já colocado nas unidades básicas de saúde, evitando assim que os pacientes possam ser encaminhados para uma atenção especializada. Estamos instalando um eletrocardiograma e outros equipamentos modernos necessários para o atendimento. Se precisar, o usuário será estabilizado dentro da unidade de saúde e posteriormente ser atendido pelo serviço de urgência para que ele possa ser removido dentro da sua necessidade. A ideia da nossa atenção básica é que ela seja a porta de entrada dos serviços de saúde.” disse.

O secretário informou que foram adquiridas novas mobílias e equipamentos como computadores e materiais médicos hospitalares para os PSF’s, além de ter informatizado o local para que pudesse ser implantado prontuário eletrônico no município. “O prontuário do usuário ficará disponível para atendimento e qualificação dos profissionais, melhorando assim o atendimento a população. Conseguimos oferecer a qualificação aos profissionais da atenção básica, como médicos e enfermeiros. Implantamos também no início do ano o programa de combate ao tabagismo nas duas unidades de saúde e conseguimos reduzir muito o número de pessoas dependentes do fumo. Também ampliamos o número de consultas básicas nestes setes meses e já conseguimos chegar a mais de seis mil, duplicando assim o número em relação ao mesmo período de 2016. Também aderimos ao programa saúde na escola. Realizamos, com recursos próprios, a reforma do PSF Inácio Motta e Albino Félix e adquirimos equipamentos modernos para que os dentistas pudessem oferecer um serviço de qualidade no município.” Afirmou.

Ruclenato lembrou que encontrou a farmácia básica sem nenhum insumo, sem credibilidade e com a população descrente no que diz respeito falta de medicamentos. “Mesmo com poucos recursos, já que o governo federal envia pouco mais de 2 mil reais para o município, estamos conseguindo oferecer todos os medicamentos básicos a população. O valor da compra de medicamentos hoje em Catingueira gira em torno de 15 a 20 mil reais por mês. Por conta da informatização da farmácia básica, a distribuição de medicamentos melhorou muito já que agora dispomos de um controle total dos medicamentos que são oferecidos. Para se ter uma ideia, nestes sete meses de 2017, já tivemos mais de oito mil dispensação de medicamentos, ou seja, mais do que o dobro, comparado ao mesmo período de 2016. Também criamos, com recursos próprios, o programa de doação de medicamentos de alto custo, que hoje conta com mais de 200 pessoas cadastradas recebendo medicamentos. Estamos fazendo o possível para que não falte a medicação necessária para quem mais necessita.” Garantiu.

O secretário também falou sobre os procedimentos cirúrgicos que estão sendo realizados pelo município. Segundo ele, já foram oferecidos cirurgias de cataratas, vesículas, hérnia, períneo, histerectomia e cirurgias dermatológicas na própria unidade de saúde de Catingueira. “Estamos conseguindo diminuir uma demanda reprimida. A população se encontrava carente destes procedimentos. Mesmo com os poucos recursos que recebemos, estamos lutando para buscar fazer o melhor para a população de Catingueira. Recentemente, implantamos a ouvidoria de saúde, um canal de ligação entre o usuário e a gestão para que nos possamos ficar sabendo quais são as principais dificuldades do município. Recentemente, realizamos um mutirão de cirurgias e nos próximos dias, estaremos realizando outro.” Disse.

Ruclenato ainda fez questão de comunicar que em breve o município de Catingueira estará recebendo um laboratório de analises clínicas para realização de exames básicos. “Estamos confiantes que este laboratório saia logo. Será um grande avanço para a saúde de Catingueira. De qualquer forma, estamos oferecendo a realização de exames básicos à população. O material é colhido na cidade e levado até um laboratório em Patos. Também conseguimos diminuir bastante a fila de espera de ultrassonografia, pois estamos realizando uma vez por semana, cerca de trinta exames deste tipo. Já avançamos muito nestes setes meses e iremos avançar muito mais. Tenho certeza.” concluiu ele, agradecendo ao prefeito Odir Borges por todo o apoio em todos estes serviços aqui citados.


O secretário de saúde falou sobre outros assuntos durante a entrevista. Ouça abaixo o áudio.







VEJA ABAIXO AS PRINCIPAIS AÇÕES DA SAÚDE EM CATINGUEIRA (CLICK PARA AMPLIAR)




Fonte CatingueiraOnline


Tecnologia do Blogger.