Catingueira realiza palestra sobre a prevenção o câncer de mama. [FOTOS] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Catingueira realiza palestra sobre a prevenção o câncer de mama. [FOTOS]

A Secretaria Municipal de Saúde de Catingueira realizou na última quinta-feira, dia 19 de outubro, uma palestra com mulheres do município sobre o câncer de mama.

O encontro foi realizado na Unidade de Saúde Albino Félix e fez parte das comemorações alusivas ao mês do Outubro Rosa, comemorado anualmente.

A palestrante foi a representante do Grupo de Amigas Viva a Vida da cidade de Patos, Gerúzia Delfino, que desenvolve há vários anos na cidade de Patos e região uma gama de ações em prol da população que sofre com câncer.

Na palestra, Gerúzia alertou as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e a prevenção do câncer de colo de útero, tendo em vista que a campanha Outubro Rosa visa despertar a população feminina para o auto cuidado bem como divulgar os altos índices de câncer de mama no Brasil e no mundo.

A palestrante ainda deu seu depoimento de vida e falou do grave problema que enfrentou quando foi diagnosticada com câncer de mama e revelou que não está poupando esforços para ver o Centro de Oncologia de Patos inaugurado e atendendo a todos que dele precisar.

No encontro, também estiveram presentes a Primeira Dama Faldrecya Borges, representando o prefeito Dr. Odir, a Secretária de Educação Adalmira Marques, o Secretário de Saúde Ruclenato Gomes, a coordenadora da Atenção Básica, Luciana Monteiro de demais servidores da saúde.

O Secretário de Saúde Ruclenato Gomes disse que durante todo mês de outubro serão realizadas ações de conscientização para que as mulheres possam vê a importância de realizar seus exames preventivos. “Além disso, estaremos oferecendo suporte para a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero com a realização de exames de mamografia, ultrassom mamária e coleta de material de citologia.” Informou.


CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS






Fonte Ascom


Tecnologia do Blogger.