Caixa d’água levada por ex-vereador é devolvida à comunidade no Sertão - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Caixa d’água levada por ex-vereador é devolvida à comunidade no Sertão

Por determinação da Justiça Eleitoral, foi devolvida, nesta terça-feira (28), a caixa d’água à comunidade da Vila Mocó, em Itaporanga, que fora levada pelo ex-vereador de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, Joaquim Salviano (PMDB). Oficiais de Justiça e funcionários da prefeitura municipal levaram o equipamento comunitário do Fórum Eleitoral para a comunidade e fizeram a reinstalação.

Um carro-pipa reabasteceu a caixa com quatro mil litros de água. Em seguida, foi reiniciada a redistribuição da água com as 40 famílias que moram no local. A operação foi acompanhada pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, Antonio Eugênio Leite, que determinou a apreensão e reinstalação do equipamento. “A volta da caixa representa o combate que nós temos como juiz, como Justiça, a essa praga dentro do Brasil que é justamente a corrupção eleitoral”, afirmou o magistrado.

Para o juiz eleitoral, a atitude do ex-vereador tinha o “nítido propósito eleitoral e inclusive a própria pessoa diz que está com a nota fiscal e diz que o bem é dele”. Joaquim vai responder por corrupção passiva e cooptação de eleitores.

Os moradores comemoraram a decisão judicial. “Antes não se fazia nada e ficava tudo com estava. Hoje não, a Justiça está aplicando a lei. A Justiça foi feita e para a gente está ótimo”, disse a agricultora Luciana Alves de Sousa. Procurado, Joaquim Salviano não quis se pronunciar sobre a decisão judicial.

Vídeo

O ex-vereador Joaquim Salviano mandou derramar uma caixa de água e levou o reservatório. Segundo os moradores, a caixa de água havia sido doada por ele. Toda a ação foi gravado em vídeo pelos moradores.

Joaquim foi candidato à reeleição no ano passado e obteve 386 votos, mas não conseguiu se reeleger. No vídeo, gravado por moradores da Vila Mocó, o ex-vereador aparece mandando derramar a água de um reservatório de água comunitário.

O ex-parlamentar diz que foi ele quem comprou a caixa de água e reclama de ter sido derrotado nas urnas.”Todo mundo viu aqui quando eu disse: olhe: vou doar a caixa, doei a caixa, agora na hora que chegar água aqui nas casas aí eu tiro, porque não precisa dela”.

Ainda no vídeo, Joaquim Salviano afirma: “Eu trouxe aqui um recibo, lá de onde eu comprei ela. Ninguém me deu um centavo, o que me deram foi me derrotar na política”.

Por sua vez, os moradores reclamam que o reservatório está cheio e que a água seria desperdiçada. Um deles diz: “Tá cheia, tá por cima, botou água agora de manhã”, acrescentando “covardia mesmo levar a nossa caixa”.

O ex-vereador retruca: “Não, não é covardia nossa não porque aí tem água. Mas pior fizeram em me derrotar”






Fonte JOSUSMAR BARBOSA - JORNAL DA PARAIBA


Tecnologia do Blogger.