Níveis de açudes devem continuar baixos até janeiro, diz estudo - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Níveis de açudes devem continuar baixos até janeiro, diz estudo

Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que deve chover abaixo do normal em parte do Nordeste até o mês de janeiro de 2018. Apesar de não estar incluída na faixa em questão, deve permanecer crítica a situação em reservatórios de água no estado. A simulação de reserva hídrica mostrou que os volumes armazenados continuarão em declínio.

No caso do Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, responsável por abastecer Campina Grande e região metropolitana, a previsão é de que haja aumento no armazenamento, devido aos aportes da Transposição do Rio São Francisco. A expectativa, no entanto, pode ser alterada caso existam modificações nas vazões da transposição e na extração de água para o abastecimento público.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a Paraíba tem atualmente 53 reservatórios em situação crítica, ou seja, com menos de 5% de seus volumes totais. Trinta e oito estão “em observação”, uma vez que possuem índice de abastecimento inferior a 20%. Trinta e cinco reservatórios estão com nível maior que 20% e apenas um (o São José II, em Monteiro) está sangrando.

Além da crise hídrica, a Paraíba – assim como os outros estados da região – deve sofrer com temperaturas acima da média até o início do próximo ano.





Fonte Por Amanda Gabriel


Tecnologia do Blogger.