Chuva de granizo atinge zona rural de Conceição, no Vale do Piancó. [VÍDEO] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Chuva de granizo atinge zona rural de Conceição, no Vale do Piancó. [VÍDEO]

Uma chuva de granizo atingiu a zona rural de Conceição. O fenômeno ocorreu, no final da tarde desta segunda-feira (8). Eufóricos, moradores do sítio Alto Quente, localizado na região de Mata Grande, registraram o fenômeno por meio de vídeos e espalharam pela rede social.

De acordo com especialistas no assunto, a chuva de granizo ou “chuva de gelo”, como é popularmente conhecida, ocorre quando uma nuvem se desenvolve de forma vertical e em seu topo forma cristais de gelo. “As nuvens crescem entre 10 e 12km de altura, e devido a baixa temperatura tende a cair em forma de gelo”, explicou um especialista Ao portal Vale do Piancó Notícias.

"Foi muito lindo, um cenário formidável, encantador. Foi muito gelo, mudou a paisagem do sertão, uma coisa que nunca se viu aqui em Conceição. Um friozinho gostoso chegou de vez", explicou um morador do sítio Alto Quente, que registrou o fenômeno.

“Oww Glória a Deus, pedra de gelo, pedrinha de gelo”, vibrou outro morador.

Conforme especialistas, em regiões mais altas, como no caso do Distrito de Mata Grande, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.

Granizo

Granizo (ou saraiva) é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas. A queda de glóbulos ou pedaços de gelo que têm entre 5 e 50 mm ou mais de diâmetro é denominada saraiva, sendo que este termo também é utilizado por muitos institutos meteorológicos para se referir a qualquer tempestade com queda de gelo. O código Metar classifica como GR o granizo com 5 mm de diâmetro ou mais, enquanto que quando há pedras menores é codificado como GS. É possível, dentro da maioria das tempestades, o granizo ser produzido pelas nuvens cumulonimbus. Sua formação requer ambientes de forte movimento para cima da atmosfera da tempestade (semelhante aos furacões) e baixa altura do nível de congelamento. É mais frequente a formação ocorrer no interior dos continentes, dentro de latitudes médias da Terra, confinando-se a altitudes mais elevadas dentro dos trópicos.








Fonte Por Gilberto Ângelo



Tecnologia do Blogger.