Festa de São Sebastião de Catingueira sofre mudanças e internautas desaprovam - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Festa de São Sebastião de Catingueira sofre mudanças e internautas desaprovam

Considerada por muitos como um dos maiores eventos religiosos da região, a tradicional festa de São Sebastião da cidade de Catingueira vem sofrendo inúmeras mudanças nos últimos anos, algumas delas são positivas, mas outras são negativas e acabam desagradando grande parte da população.

A maior mudança nos últimos anos foi a construção do pátio da igreja que conseguiu levar mais conforto e comodidade a festa. Deste então, a cada ano que se passa, novidades vem aparecendo no local.

Entre os anos de 2012 e 2015, durante os dez dias de festa no pavilhão, os artistas precisavam se apresentar ao ar livre, na calçada da Igreja Matriz. Apesar de promover um charme a mais ao evento, algumas pessoas alegavam que este tipo de apresentação não seria interessante por conta de uma possível chuva, caso viesse a ocorrer.

Em janeiro de 2016, a festa passou a utilizar um pequeno palco na apresentação dos artistas, montado na lateral direita de fora do Pátio. A ideia foi boa, já que não comprometeu o espaço do local e deu para comportar as atrações musicais já que as mesmas eram compostas de poucos integrantes.

Em 2017, começou a problemática e as críticas ao evento triplicaram. Tudo começou quando uma mega estrutura de palco e iluminação foi montada dentro do pavilhão central. Algumas pessoas aprovaram a iniciativa, porém, muitas detestaram. Elas alagavam que aquela “parafernália” “tirava o brilho da festa."

O fato é que a ideia não foi boa. O charme do pavilhão ao ar livre deu a vez a modernização e a tecnologia, e o local, considerado por muitos como um ponto de encontro das famílias, perdeu espaço sem necessidade já que a "tenda" montada praticamente não teve utilização.

Neste ano de 2018, a discussão voltou a tona. Tudo por conta do palco novamente montado dentro do Pátio da Igreja, mas, desta vez, sem a mega estrutura de 2017. Desde o dia 10 de janeiro quando foi iniciada, a festa vem gerando inúmeros debates, mas, resolvemos trazer o principal, a utilização de um Palco dentro do Pátio, local de encontro das famílias.

Algumas pessoas aprovam a ideia. Alegam que o palco não atrapalha em nada o evento. Outras desaprovam. Dizem que o espaço do pátio deveria ser unicamente para as famílias e as barracas da Igreja que vendem alimentos.

Outro ponto de discussão é o tamanho do palco. Na maioria das noites de festas as atrações são compostas por no máximo dois ou três integrantes. "Qual necessidade de um palco tão grande para apresentação de apenas dois artistas por noite?" Questionou um visitante.

Por conta da polêmica, resolvemos ouvir os internautas e realizamos uma pequena enquete com duração de 24hs para saber a opinião de todos.

Na enquete realizada no instagram, mostramos uma foto do ano de 2012 (foto 1) do Pátio da Igreja sem nenhum Palco montado. Depois, mostramos uma foto deste ano de 2018 com a montagem do Palco (foto 2).



Em seguida, fizemos a seguinte pergunta:
“Qual foto você gostou mais?”.
O resultado foi: 78% gostaram da foto 1 (sem o palco) enquanto que 22% gostaram da foto 2 (com o palco).

Decidimos então fazer uma segunda enquete e perguntamos:
“Como você prefere que fique o palco da festa de padroeiro de Catingueira?” “FORA DO PÁTIO” ou “DENTRO DO PÁTIO”?
O resultado foi: 82% preferiram o palco “FORA DO PÁTIO”, enquanto que apenas 18% preferiram o palco “DENTRO DO PÁTIO”.


Portanto, tirem suas próprias conclusões sobre este assunto. Neste caso, a voz do povo é a voz de Deus?

Outros assuntos também são considerados polêmicos sobre o pavilhão da festa, como o arremate de galinhas, mas este é um tema para outra matéria.

Para acompanhar mais discussões, CLICK AQUI e siga nosso Instagram.



FOTO 1: ANO DE 2016 (COM PALCO FORA DO PÁTIO)



FOTO 1: ANO DE 2018 (COM PALCO DENTRO DO PÁTIO)





Fonte Tardelli Pires


Tecnologia do Blogger.