Dia de São José: Aesa prevê chuvas para Cariri e Sertão - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Dia de São José: Aesa prevê chuvas para Cariri e Sertão

“Apela pra março/Que é o mês preferido/Do santo querido/Senhor São José”. Nos versos de Luiz Gonzaga, São José é aclamado para os dias de chuva durante a Seca. Mais de 50 anos após o sucesso, o dia de São José continua trazendo a expectativa de chuva para a terra castigada.

No dia 19 de março a esperança é de que chova. Além da fé, a previsão anima. De acordo com o relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a tarde da segunda promete chuva em alguns lugares.

O Litoral, Cariri, Sertão e Alto Sertão podem esperar as águas. Já no Brejo e Agreste, a nebulosidade é variável, mas as chuvas devem ficar para outra data.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno, ainda que não chova no dia de São José em alguns lugares, a semana também pode ser de chuva pelas outras regiões do estado. “Há um favorecimento na atmosfera a partir desta semana, o que indica um retorno das chuvas”, explica.

Os fieis, no entanto, aguardam por um indício. “Quando chove no dia é sinal de bom inverno”, explica o padre Ivônio Tarciano. Mas segundo o padre, esse é só um dos atributos do santo.

São José

A história da Bíblia conta que São José foi o esposo de Maria, mãe de Jesus. Segundo o relato, ao descobrir da gravidez de Maria, José quis desistir do casamento, mas foi avisado por um anjo que Maria geraria o filho de Deus. A atitude de José perante a situação é o que mais chama atenção para os devotos.

Para Tarciano, isso revela o significado de José para os católicos. “Ele representa obediência e fé, pois foi um homem obediente a Deus. Ele tem consideração, boa fama. Ele fez a vontade de Deus”.

Por ter sido carpinteiro, o santo também intercede na situação financeira do fiel. “Ele ajuda quem quer comprar uma casa, ter uma moradia, conquistar um emprego”, conta.

No dia de São José, as paróquias seguem com sua programação. Em João Pessoa, a Paróquia São José terá missa às 19h.






Fonte Caroline Queiroz – MaisPB


Tecnologia do Blogger.