Fotos e vídeos mostram resultado das últimas chuvas na zona rural de Catingueira - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Fotos e vídeos mostram resultado das últimas chuvas na zona rural de Catingueira

As últimas chuvas que caíram sobre parte do município de Catingueira nos últimos dias fizeram com que vários açudes e rios recebessem bastante água.

Durante a madrugada do último sábado (10) choveu forte na região norte de Catingueira. A chuva elevou o volume de água no Rio das Cacimbas, importante afluente do Açude Cachoeira dos Cegos.

A água que passou pelo Rio Cacimbas chegou até o Rio da Serra Branca e moradores correram para registrar a cheia passando pela passagem molhada localizada no Sítio Barrento.

O “Açude de Severino Carqueiro”, também localizado no Sítio Barrento, amanheceu a sexta-feira sangrando forte. Sua capacidade é de 3 milhões de metros cúbicos de água e toda água proveniente da sangria é levada até o Rio da Serra Branca e posteriormente até o Açude Cachoeira dos Cegos.

O vereador Sebastião Alves de Morais registrou imagens da sangria do açude. Ele informou que nas primeiras horas o mato ficou preso em uma tela de proteção instalada para evitar a fuga dos peixes e acabou diminuindo o volume d’água, porém, uma equipe foi chamada e conseguiu remover todo o “lixo” acumulado.

Nas imagens abaixo, é possível ver a sangria com maior volume d’água depois da limpeza realizada por moradores.

Segundo dados oficiais divulgados neste sábado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), no dia 28 de dezembro de 2017 o Açude Cachoeira dos Cegos se encontrava com 9,81% de sua capacidade total. No dia 26 de fevereiro deste ano, quando ao município registrou uma chuva de 150mm, este número subiu para com 15,73%.

O último registro feito pela AESA, neste dia 10 de março, informa que o principal manancial hídrico do município se encontra com 16,14% de sua capacidade.


VEJA ABAIXO AS FOTOS DO AÇUDE DE SEVERINO CARQUEIRO.




VEJA ABAIXO AS FOTOS DA PASSAGEM MOLHADA DO SÍTIO BARRENTO







ASSISTA AOS VÍDEOS












Fonte CatingueiraOnline


Tecnologia do Blogger.