segunda-feira, 16 de abril de 2018

Onze açudes sangram após chuvas na PB; Previsão é de mais ocorrências

Subiu para 11 o número de açudes que transbordaram devido às chuvas recentes na Paraíba. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas, estão sangrando os seguintes reservatórios: Araçagi, em Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cachoeira dos Alves, em Itaporanga; Cafundó, em Serra Grande; Olho d’Água, em Mari; Pimenta, em São José de Caiana; São José I, em São José de Piranhas; São José II, em Monteiro; Taperoá II, em Taperoá; e Vazante, em Diamante.

Além disso, estão próximos de alcançar seus volumes totais os açudes Bichinho, em Barra de São Miguel; Gramame/Mamuaba, no Conde; Jangada, em Mamanguape; São Salvador, em Sapé. Todos eles estão com mais de 90% de suas capacidades.

No Sertão da Paraíba, moradores comemoram a chegada de água em outro reservatório, o São Gonçalo, em Sousa. Na última terça-feira (10), o açude estava 29% abastecido, com cerca de 13,3 milhões de metros cúbicos. Menos de uma semana depois, o volume subiu para 14,8 milhões de metros cúbicos, o que representa 33% de sua capacidade total. A expectativa da população é de que ele atinja a metade de seu limite nas próximas horas.

Para esta segunda feira, a previsão é de tempo instável do Litoral ao Sertão, devido à alta concentração de umidade presente no ar. O céu deve ficar nublado ou com nebulosidade variável em boa parte do estado. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), existe risco de enxurradas e outros eventos de risco na Capital e região metropolitana.

Apesar do aviso, o coordenador da Defesa Civil em João Pessoa, Noé Estrela, informou que não houve ocorrências nas últimas 24 horas. Segundo ele, choveu neste mesmo período cerca de 34 milímetros, sendo os maiores volumes registrados nos bairros Cristo Redentor e Cuiá. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 0800 285 9020.






Fonte Por Amanda Gabriel - portalcorreio


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...