Vídeo mostra população rezando em agradecimento após açude sangrar no Sertão da PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Vídeo mostra população rezando em agradecimento após açude sangrar no Sertão da PB

Um vídeo gravado por um professor mostra a emoção da população da cidade de São José de Piranhas, no Sertão paraibano, com a sangria do açude São José I, usado para o abastecimento do município. Depois de 7 anos, o reservatório voltou a sangrar com as chuvas na região. Com as mãos elevadas ao céu, os moradores rezaram juntos, agradecendo as chuvas e a nova sangria.

O açude ultrapassou a capacidade máxima no fim da manhã deste domingo (8). Neste dia, esse foi mais um motivo de festa na cidade, que também comemorou a vitória da cantora Eduarda Brasil, na final do The Voice Kids, natural de São José de Piranhas.

“Eu estava em casa, quando fui olhar o rio enchendo o açude, com as chuvas. Por volta das 11h começou a sangrar, eu estava lá e vi várias pessoas levantando as mãos e agradecendo a Deus pela chuva e por o açude estar sangrando. Foi um momento de grande emoção que eu não poderia deixar de registrar”, disse o professor Itamar Soares, autor do vídeo.

A emoção e o agradecimento não são em vão. Desde 2011 que o açude não atingia mais a capacidade máxima. E com a estiagem, chegou a enfrentar fortes crises, nos últimos anos, deixando a população sem abastecimento por alguns períodos. “Era muito difícil. Sem água, teve dia que o carro-pipa abastecia a caixa d'água no bairro e dava briga, pela água”, conta Itamar.

Segundo os dados a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude São José I, também conhecido popularmente como “Açude da Cagepa” tem capacidade para armazenar 3.051.125 de metros cúbicos de água. Em fevereiro deste ano, o reservatório chegou a marca de 0,7%, o que equivalia a pouco mais de 21 mil m³ de água



CLICK AQUI E ASSISTA AO VÍDEO



Fonte Por Artur Lira, G1 PB




Tecnologia do Blogger.