Catingueira recebe mutirão de teste rápido contra leishmaniose canina. - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Catingueira recebe mutirão de teste rápido contra leishmaniose canina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Catingueira, em parceria com a Vigilância em Saúde, realizou na última sexta-feira (27-04) na Comunidade Vila da Cruz, uma ação de prevenção contra a leishmaniose visceral.

O objetivo foi conscientizar a população sobre o risco e a percepção precoce da doença. Foram realizados aproximadamente 15 (quinze) testes rápidos de calazar em animais daquela comunidade.

O Secretário de Saúde, José Ruclenato Gomes, esteve no local acompanhando a ação juntamente com a veterinária da vigilância, Auricélia Camboim, e a equipe de apoio da Secretaria de Saúde, composta por Agentes de Endemias.

“A idéia é mapear outros bairros da cidade fazendo testes rápidos de calazar nos animais para podermos planejar junto à Secretaria de Estado da Saúde ações de prevenção e promoção à saúde garantindo medidas de controle da doença no nosso município” Disse Ruclenato.

O Secretário informou que no teste rápido, são coletados algumas gotas de sangue da orelha dos animais e resultado fica pronto em 30 minutos.

Os testes foram realizados por uma equipe qualificada, tratando os animais com total atenção e cuidado necessário, bem como, com prévia autorização dos donos





Fonte Ascom


Tecnologia do Blogger.