Veja como foi as comemorações São João nas Escolas Manoel Procópio e Júlio Minervino, em Olho D'água - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Veja como foi as comemorações São João nas Escolas Manoel Procópio e Júlio Minervino, em Olho D'água

A prefeitura municipal de Olho D’água vem realizando várias comemorações neste mês de junho para comemorar o período junino. Na última semana, foi promovido pela secretaria de educação o “ARRAÍÁ CUTURÁ” que busca levar para os alunos a cultura que a cidade possui, para isso aproveitou o mês de junho para mostrar a riquíssima história que a cidade possui e que o nosso enorme Nordeste possui.

A Escola Municipal Manuel Procópio de Araújo realizou no dia 12 de junho a Feira de Ciências, com o objetivo de resgatar costumes e tradições de um povo cuja cultura nos enriquece, garantindo assim, a continuidade das nossas tradições.

O tema do evento foi a cultura de um povo que encantou o Socorro ". No início a diretora Aparecida Araújo fez a abertura agradecendo a todos pela presença, depois deu continuidade com a leitura de um cordel feito pelas professoras Socorro Guimarães e Aparecida Carvalho. Um momento de resgate da nossa história destacando pessoas importantes como Mariquinha e Isael, construtores da história da comunidade. Deram destaque a religiosidade, e mais uma vez apresentada com versos de cordel. A coreografia da música: Ave Sertaneja (Luiz Gonzaga) e Meu Barquinha (Giselli Cristina), realizadas pelas turmas do fundamental I. Na sequência teve a apresentação da peça: Cangaço nordestino e exposição de objetos antigos, apresentado pelas professoras Graça e Gilberlandia.

Em seguida a exposição da feira. Momento em que a comunidade escolar e visitantes puderem reconhecer os produtos vendidos na antiguidade e os atuais. A aluna Mikaelly fez uma leitura apresentando a importância desse conhecimento para toda comunidade. Este momento foi apresentado pelas professoras Selma e Veroneuda.

Um momento muito atrativo foi a barraca da Matemática Junina, pois os alunos se envolveram e se encantaram com os jogos e participaram ativamente dos mesmos. Este momento foi apresentado pela professora Ana Cleide do 6"ano.


A noite a E.M.E.F. JÚLIO MINERVINO mostrou como a educação propicia momentos lindos com apresentações de quadrilhas juninas e apresentações de danças típicas da nossa região e do nordeste, as professoras organizaram seus alunos e deram um verdadeiro show, as crianças se divertiram muito juntamente com todos ali presentes, um espetáculo a céu aberto acompanhados por exposições de feiras livres e comidas típicas e de um forrozinho gostoso e ao vivo aberto a todos. Estavam presentes diversas autoridades do município que se divertiram e dançaram juntos mostrando que a cidade esta feliz e satisfeita com as ações apresentadas pela gestão na área educacional. Parabenizamos a todos os profissionais da educação pelo desenvolvimento de atividades voltados para o resgate da cultura da cidade de Olho D’água, apoiamos cada gesto que soma ou acrescente de forma positiva o aprendizado das crianças do município.

Uma das exposições em uma barraca foi atração que merece destaque a Barraca da TINANE que fez um sucesso, muitos foram provar do “quebra queijo com pão” e dar aquela conversada boa entre amigos, estava tudo perfeito e muito aconchegante para quem estivesse presente nas apresentações, existia outras barracas, algumas possuíam objetos usados por pessoas da cidade que representam hoje o passado e quem passava e via aqueles objetos sendo expostos alguns voltavam ao tempo em que o pouco era muito, e para quem não viveu aquela época ficava a curiosidade de entender como aquele objeto era trabalhado ou usado pelos seus familiares no passado.


A gestão do município proporcionou não só aos alunos e professores o resgate a uma cultura que faz parte do município, mas também um momento de aprendizado e renovação de assuntos que fazem parte de nossa história e também a possibilidade de mostrar que nossa cultura está ligada com todo o contexto que foram vividas no passado e que muita coisa que existe hoje, depende do que foi feito por nossos antepassados.




Fonte OlhoD`água NotíciasPB


Tecnologia do Blogger.