Quem apoiou quem em Catingueira? Veja os principais nomes. - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Quem apoiou quem em Catingueira? Veja os principais nomes.

O pleito eleitoral deste ano em Catingueira trouxe várias surpresas, dentre elas, o grande número de deputados estaduais votados no município.

Algumas lideranças políticas locais decidiram não seguir seus lideres e tomaram caminhos diferentes provocando assim um verdadeiro “rasga rasga” nos votos para deputados, principalmente para o cargo de Deputado Estadual.

Isto não ocorreu com tanta força para o cargo de Deputado Federal isto por que algumas lideranças decidiram acompanhar seu grupo político.

Deputado Estadual

O candidato a Deputado Estadual mais votado em Catingueira, com 1.040 votos, foi Nabor Wanderley, apoiado por parte do grupo do prefeito Odir Borges. Algumas das lideranças locais que fazem parte do grupo de situação não votaram em Nabor, a exemplo da ex-vereadora Maria Helena, do vereador Edson Pereira e do vereador José Leite de Lucena (Zezito).

O segundo mais votado foi Gustavo Wanderley, com 722 votos. Ele foi apoiado pelo ex-vereador Josivan Marques e pelos vereadores de Lindeilton Leite, Leoberto Marques e José Leite de Lucena (Zezito), além do ex-prefeito Albino Félix.

A terceira colocação ficou o candidato do ex-prefeito Edivan Félix, Caio Roberto. Ele obteve 515 votos. Caio também foi apoiado pelo empresário Suélio Félix e pelos vereadores Sebastião Alves de Morais, Silvan Gomes e Martin Leite Soares, ambos aliados de Edivan.

O quarto lugar ficou com o candidato Dr. Erico, com 199 votos. Ele foi apoiado pela ex-vereadora Maria Helena Fausto, atual Procuradora Geral do Município de Catingueira, aliada histórica do atual prefeito Odir. Maria Helena apresentou seu candidato 48hs antes do pleito eleitoral em seu perfil no facebook e passou a pedir votos para o mesmo.

O quinto colocado com 161 votos ficou Dr. Taciano. O médico estava sendo apoiado desde o começo da campanha pelo vereador de Edson Pereira.

Deputado Federal

Para Deputado Federal a conversa muda por completo. Muitas lideranças que não votaram nos candidatos a estaduais de seus grupos resolveram ficar unidos em prol da candidatura de deputado federal.

O candidato mais votado para federal em Catingueira foi Hugo Motta com 1.232 votos. Ele foi apoiado pelo prefeito Odir Borges e todo seu grupo, inclusive pela ex-vereadora Maria Helena e pelos vereadores Edson Pereira e Zezito que não votaram no estadual do atual prefeito.

O segundo colocado para federal no município foi Wellington Roberto, com 627 votos. Ele foi apoiado pelo ex-prefeito Edivan Félix, os vereadores Sebastião Morais, Silva Gomes e o empresário Suélio Félix. O vereador oposicionista Martin Soares, aliado de Edivan, decidiu votar em outro candidato a federal, André Amaral que acabou obtendo 160 votos.

A terceira colocação ficou com Leonardo Gadelha, com 550 votos. O candidato foi apoiado pelo ex-vereador Josivan Marques, pelos vereadores Lindeilton Leite e Leoberto Marques, além do ex-prefeito Albino Félix.

Catingueira hoje é dividida entre três grupos. O grupo de situação, o grupo de oposição liderado pelo ex-prefeito Edivan Félix, e por um segundo grupo de oposição, liderado pelo ex-vereador Josivan Marques.

Governo do Estado.

O resultado para governador foi o seguinte; João Azevedo, eleito o novo governador da Paraíba, foi apoiado pelo prefeito Odir Borges e obteve 1890 votos (63,85%). O segundo colocado, Zé Maranhão, obteve 932 votos (31,49%) e foi apoiado pelo grupo de oposição de Edivan Félix. A diferença de João Azevedo para Zé Maranhão foi de 958 votos.


É importante fazer uma observação nas informações acima. A quantidade total de votos obtida na cidade por determinado candidato a deputado estadual não foi exclusivamente conseguida por uma determinada liderança política. Seria leviano afirmar que todos os votos obtidos por um candidato “A” foi conseguido por um líder político “B”.

Sempre existem os eleitores independentes que tem simpatia por aquele candidato e já votaria nele, independente de quem estivesse o apoiando.

VEJA OS NÚMEROS. (CLICK PARA AMPLIAR)


Observação: Foi citado os candidatos que obtiveram mais de 100 votos




Confira o resultado abaixo (click para ampliar)







Fonte catingueiraonline


Tecnologia do Blogger.