quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Campanha de vacinação contra febre aftosa é iniciada em Catingueira

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa teve início desde o último dia primeiro de novembro em Catingueira. De acordo com a Secretaria de Municipal de Agricultura, há no município um rebanho bovino de 5.020 mil cabeças de gados cadastrados e a população vacinável e de aproximadamente 1.616, mil cabeças.

Na campanha deste ano, que vai até o dia 30 de novembro, prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), serão vacinados os animais jovens de 0 a 2 anos de idade.

O Secretário de Agricultura José Fernandes de Lucena lembrou que, mesmo que o criador não tenha animais na faixa etária vacinável, é obrigatório ele se dirigir até a sede da Secretaria Agricultura de Catingueira para fazer o controle de comparecimento, que é a declaração dos animais que estão fora da faixa etária vacinável, ou seja, com idade superior a 25 meses.

Os criadores poderão comprar as vacinas levando o CPF em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários. Após efetuar a compra da vacina e imunização o rebanho, os criadores têm o prazo de 10 dias para declarar a vacinação junto a Defesa Agropecuária, no escritório de atendimento a comunidade, que funciona na secretaria de agricultura do município.

O principal objetivo da ação é continuar atingindo a meta de vacinação exigida pelo mapa e manter o rebanho livre da febre aftosa, situação que permite o transporte de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados do Brasil.

“Hoje o Brasil é livre de febre aftosa com vacinação. Em 2020, dependendo do comprometimento dos criadores, o Brasil será livre de febre aftosa sem vacinação.” Disse Aluízio Silva, veterinário e fiscal da Defesa Agropecuária do Estado.

No último dia 12 de novembro Aluízio esteve em Catingueira a fiscalização e vacinação assistida nas propriedades Rurais, juntamente com o veterinário e Chefe da ULSAV de Patos/PB, Adeylson Leite Fernandes, o veterinário Joelson Ramos, e três estagiaria do curso de medicina veterinária da UFCG, Sarah Gabrielly Arruda de Almeida, Larissa Emilly Farias da Costa, Maria Isadora Gabriel Gomes,





Fonte Ascom


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...