Chuvas chegam ao Sertão da PB antes do período normal - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Chuvas chegam ao Sertão da PB antes do período normal

O período chuvoso do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú paraibano só começa em fevereiro. Porém, essas regiões já estão registrando chuvas. De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, é normal que haja essas precipitações neste período, o qual ela chamou de “pré-chuvoso”.

Ainda de acordo com Marle, o período em que mais chove no Litoral, Brejo e Agreste é entre abril e julho. Porém, ela explica que isso não significa que não possa chover fora deste período. Ela explicou o porquê desta diferença entre as regiões.

“Na Paraíba há dois regimes de chuvas. São os sistemas meteorológicos que atuam em épocas diferentes. Para o período de fevereiro a maio, a maior responsável por chuvas é a zona de convergência intertropical, que atinge a região do semiárido e o norte do Nordeste”, explicou.

Média de chuvas

Marle explicou ainda que cada região tem sua própria média pluviométrica. De acordo com um relatório divulgado pela Aesa no fim do ano passado, a expectativa é que as chuvas fiquem dentro do esperado.

Ela ressaltou, porém, que um novo relatório será feito até o fim deste mês e que poderá apontar um novo panorama para o período de fevereiro a maio.

Inmet emite alerta

Nessa quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou alerta informando sobre a incidência de chuvas em 19 municípios do Sertão. De acordo com o aviso, a previsão é que haja um aumento nas precipitações até a madrugada desta sexta-feira (11), nas cidades de Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito De Santa Fé, Cachoeira Dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Joca Claudino, Monte Horebe, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço De José De Moura, Santa Helena, Santa Inês, Sousa, São José De Piranhas, São João Do Rio Do Peixe, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis.

Segundo o comunicado, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos nessas regiões. Em caso de emergências, o telefone da Defesa Civil é 199.





Fonte portalcorreio


Tecnologia do Blogger.