Prefeitura de Catingueira oferece curso aos agricultores do município - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prefeitura de Catingueira oferece curso aos agricultores do município

A Prefeitura de Catingueira, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e com a parceria da EMPAER-PB promoveu nos dias 7 e 8 de fevereiro um curso de produção e uso de biofertilizantes e defensivos naturais.

O curso foi ministrado pelo professor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), José Geraldo.

Os defensivos naturais vem sendo utilizados com sucesso no combate às pragas e doenças na agricultura orgânica, sendo produzidos com substâncias que não causam danos à saúde de trabalhadores rurais e consumidores, tais como: óleos e extratos de plantas, manipueira, cinza de madeira, esterco verde, urina e leite de vaca, dentre outras.

Os defensivos naturais comumente mais utilizados são: extrato da castanha do caju, extratos de folhas e sementes de Neem, principalmente o óleo, e os biofertilizantes. O biofertilizante, que pode ser produzido à base de esterco verde de vaca em lactação, farinha de rocha MB4, cinza de madeira e leguminosas, também funciona como fertilizante líquido, sendo rico em macro e micronutrientes, vitaminas e hormônios de crescimento.

Portanto, é evidente a viabilidade técnica, ambiental e econômica do uso de defensivos naturais na agricultura, considerando que a sua produção é obtida, na sua grande maioria, utilizando-se produtos originados de plantas e animais explorados na propriedade rural, livres de substâncias tóxicas e de baixo custo.





Fonte Ascom PMC


Tecnologia do Blogger.