Vacinação contra febre aftosa teve início em Catingueira - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Vacinação contra febre aftosa teve início em Catingueira

A primeira etapa da vacinação contra febre aftosa teve início na última quarta-feira, dia 1º de maio em Catingueira. De acordo com a Secretaria de Municipal de Agricultura, há no município um rebanho bovino de 5.189 cabeças cadastradas. Nesta campanha será vacinado todo o rebanho.

O Secretário José Fernandes de Lucena lembra que neste ano houve uma pequena mudança na dose aplicada passando de 5 ml para 2 ml. Ele lembrou que a campanha será realizada até o dia 31 de maio, prazo final estabelecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os criadores poderão comprar as vacinas levando o CPF em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários. Após efetuar a compra da vacina e imunizar o rebanho, os criadores têm o prazo de dez dias para declarar a vacinação junto a Defesa Agropecuária, no escritório de atendimento a comunidade (EAC) que funciona na Secretaria de Agricultura do Município.

O principal objetivo da ação é continuar atingindo a meta de vacinação exigida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e manter o rebanho livre da febre aftosa, situação que permite o transporte de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal, entre os estados do Brasil.

Na última segunda-feira, dia 06 de Maio, estiveram no município fazendo vacinação assistida e fiscalizada o médico veterinário e fiscal da Defesa Agropecuária do Estado, Aluízio Silva acompanhado do também médico veterinário e Chefe da ULSAV de Patos/PB, Adeylson Leite Fernandes.

Na ocasião, tiveram a vacinação dos seus rebanhos assistida vários produtores do município de Catingueira





Fonte Ascom-PMC


Tecnologia do Blogger.