Projovem Trabalhador vai beneficiar 7 mil alunos na Paraíba - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Projovem Trabalhador vai beneficiar 7 mil alunos na Paraíba

86 municípios paraibanos estão contemplados com programa
Cerca de 150 jovens participaram da aula inaugural do Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã, no Palácio da Redenção, nesta terça-feira (27). Na Paraíba, o projeto vai beneficiar 7 mil jovens entre 18 e 29 anos de idade, em 86 municípios paraibanos. O investimento total é de R$ 15 milhões com contrapartida dos Governos do Estado e Federal.

O governador Ricardo Coutinho participou da aula inaugural e falou que a perspectiva do Projovem Trabalhador, além de promover a qualificação, é o de inserir no mercado de trabalho a população jovem. “Além de ensinar uma profissão, o programa cultiva algo essencial que é o convívio social, porque atinge pessoas que vivem no máximo com um salário mínimo de renda familiar. É um programa extremamente importante, como fiz na época na prefeitura, em que fomos reconhecidos e premiados pelo Brasil. O nosso compromisso é pegar 30% desse pessoal e colocar no mercado do trabalho, seja pelo Empreender PB ou por políticas de emprego com carteira assinada”, afirmou.

A secretária de estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, frisou que esta é a segunda etapa estadual do Projovem Trabalhador, que teve o número de vagas ampliado. “Agora estamos ofertando 7 mil vagas e na próxima etapa deveremos ampliar para 10 mil. O Projovem é uma oportunidade de qualificação profissional e de inserção no mercado de trabalho. Costumo dizer que a vida é feita de atalhos, mas de oportunidades também. Por isso, peço que estes jovens abracem esta oportunidade”, ressaltou.

Kit escolar – Durante a solenidade da aula inaugural, o governador fez a entrega simbólica do ‘kit escolar’, com bolsa, canetas e caderno em que o jovem terá acesso. O aluno também ganha por mês o benefício de R$ 100,00, caso tenha cumprido 75% de frequência.

O aluno Luiz Henrique Oliveira Calisto, da escola estadual Antônio Luna Lisboa, do município de Rio Tinto, agradeceu pelo kit escolar e contou que optou pelo curso de Telemática. “Escolhi o curso de telemática pelo contato que já tenho com a área de informática e acho que vai ser um momento muito propício porque elevarei meu conhecimento e também me preparar para o mercado de trabalho”, disse.

A aluna Tatiana Lima Costa, do Lyceu Paraibano da capital, falou sobre a oportunidade de fazer o Projovem Trabalhador e disse que escolheu o curso de turismo, visando um futuro próximo. “Estamos diante da Copa de 2014 e com certeza teremos muitas oportunidades na área de turismo, por isso optei em procurar me qualificar na área para conseguir uma oportunidade de emprego”.

Duração - O Projovem Trabalhador iniciou em alguns municípios e terá seis meses de duração. Os cursos contemplam nove áreas ocupacionais: administração, agroextrativismo, alimentação, construção e reparos, metal mecânica, pesca/psicultura, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.

Participaram da solenidade o governador Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia; o deputado federal Damião Feliciano; a secretária Aparecida Ramos, a promotora da educação, Fabiana Lobo; o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros e o representante do Banco do Brasil, Marcelo Gouveia.




Fonte: Secom PB



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.