'Veranicos' podem causar falta de chuva por 15 dias no Sertão da PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

'Veranicos' podem causar falta de chuva por 15 dias no Sertão da PB

Temperaturas devem variar de 22ºC a 36ºC na região.
Precipitações podem não ser suficientes para recuperar açudes.

Um fenômeno meteorológico pode provocar a ausência de chuva por até 15 dias no Sertão paraibano, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O “veranico” consiste em um período de estiagem acompanhado por um calor intenso - no Sertão, as temperaturas devem variar de 22ºC a 36ºC. O fenômeno, típico do verão, também é caracterizado por forte insolação e baixa umidade relativa.

De acordo com a Aesa, mesmo o período de janeiro a abril sendo o mais chuvoso no Sertão, Cariri e Curimataú, é possível que várias cidades dessas regiões não registrem chuvas por até duas semanas. “A população não precisa se preocupar, pois o veranico é considerado um fenômeno normal nesta época do ano. E os termômetros vão registrar temperaturas dentro dos parâmetros. Vai ser aquele calor habitual que o sertanejo está acostumado”, explicou o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno.No relatório da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte e Nordeste, divulgado na semana passada, os meteorologistas informaram que no período de janeiro a março de 2013, “a tendência é de que deverão ocorrer chuvas irregulares com padrões dentro da normalidade”.

Porém, o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira, faz um alerta. “É possível que os eventos de precipitações no início do período chuvoso não sejam suficientes para a recuperação satisfatória das reservas hídricas dos açudes do estado, diante disso é imprescindível que a população use a água de forma racional”, avisa.

A previsão para as outras regiões é de que as temperaturas também fiquem dentro da normalidade nos próximos quatro meses: variando entre 24ºC e 32ºC no Litoral, 19ºC e 30ºC no Agreste e Brejo.

Fonte: G1 PARAÍBA



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.