Secretaria de Saúde e Educação de Catingueira realizam "Semana de Saúde na Escola" - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretaria de Saúde e Educação de Catingueira realizam "Semana de Saúde na Escola"

Foi realizada no período de 18 a 22 de março de 2013, a SEMANA DE SAÚDE NA ESCOLA, Programa do Governo Federal, onde é feito um trabalho em parceria das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, tendo como tema principal: ACUIDADE VISUAL E OBESIDADE. Durante a semana foram feitas palestras sobre obesidade e alimentação saudável, tabagismo, educação para a saúde sexual e DST’s, também saúde bucal, triagem oftalmológica e promoção das práticas corporais e atividades físicas escolares, incluindo abordagem à dengue. Essa programação foi realizada na Escola Municipal Maria Celeste Pires Leite, com turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental I e 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.

No dia 18 foi realizada triagem oftalmológica dos três 1º anos pela manhã com equipe de profissionais da secretaria de saúde e a tarde palestra sobre educação sexual e DST’s com Jaqueline Pimentel, nos 8º e 9º anos. Já no dia 19 teve a participação da nutricionista Margarida Loureiro com o tema alimentação saudável e prevenção da obesidade nos 4º e 5º anos pela manhã. Falou-se da importância de comer frutas, legumes e hortaliças com freqüência, bem como diminuir o consumo de alimentos industrializados que contém muito sal e açúcar, como pipoca, balas, doces, macarrão instantâneo, sazon, salgadinhos, comidas com muita gordura, refrigerante e a tarde falando sobre tabagismo com os 6º e 7º anos. Convidamos a dentista Dr. Socorro da unidade de saúde Albino Felix para falar sobre como escovar corretamente os dentes com o auxílio do bocão e hábitos alimentares saudáveis para uma boa higiene bucal. Foram entregues quites composto de escova e creme dental para as crianças do 2º e 3º ano. Ao final, as crianças foram à frente, para os odontólogos demonstrarem na prática, como se faz uma escovação correta.

Já no dia 21 o psicólogo Alberto Carlos abordou o tema tabagismo e suas consequências com as turmas da tarde do fundamental II ( 8º e 9º) e concluímos com a promoção das práticas corporais e atividades físicas escolares (fisioterapeuta Larissa) com também abordagem a Dengue: formas de transmissão, sintomas e prevenção incluindo apresentação de vídeos e musicas falando do assunto.

Também foi apresentado o Ciclo Biológico, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X8mcrkJSzIM para melhor fixação do conteúdo, contra a dengue para todos os alunos aprender como combater o mosquito transmissor dessa doença com brincadeiras. Falou-se a importância de cada criança ser multiplicadora do conhecimento adquirido em sala de aula para seus pais e amiguinhos.

As crianças fizeram perguntas e contaram suas próprias experiências quando infelizmente um dia adoeceram com o Dengue Clássico.

CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS

Fonte: Da assessoria da SMS



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.