Eventos cívicos e culturais marcam as comemorações do 88º ano da Passagem da Coluna Prestes por Piancó - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Eventos cívicos e culturais marcam as comemorações do 88º ano da Passagem da Coluna Prestes por Piancó

Durante os dias 08 e 09 de fevereiro, uma vasta programação cívica e cultural idealizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Piancó, comemorou o 88º aniversário da Morte do Padre Aristides da Cruz, em embate; com os homens da Coluna Prestes.

As comemorações tiveram inicio com uma missa celebrada em sufrágio das almas dos “mártires”, lançamento do Cordel “A Coluna Prestes em Piancó” de João Trindade, presença de Noaldo Ribeiro representante do secretário de estado da cultura e autoridades locais.

Dia 09, data do massacre: Alvorada, caminhada pelos locais que foram focos de resistências; Praça Padre Aristides, Antigo Conselho Municipal (atual E,M. Otilia de Figueiredo) antigo sobrado do PE. (atual Escola Ademar Leite)…
Foram também visitados à casa onde o padre e seus companheiros resistiram à Coluna Prestes, exposição de fotos, ao monumento aos Mártires de Piancó, finalizando com uma palestra: À passagem da Coluna Prestes por Piancó; O martírio do Padre Aristides pelo advogado Yurick willander A. Lacerda.

O secretario João Leite, encerrou a solenidade dizendo da importância de tal evento e o valor cultural dessa história para à literatura e os piancoenses.



Fonte: Da assessoria



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.