Baixa no tráfico: Polícia apreende mais de 400 quilos de drogas com ações de repressão na Paraíba - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Baixa no tráfico: Polícia apreende mais de 400 quilos de drogas com ações de repressão na Paraíba

O trabalho de repressão qualificada efetuado pelos órgãos operativos de Segurança Pública têm resultado em grandes apreensões de entorpecentes na Paraíba e prisões de traficantes. Em menos de 24h, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), apreendeu 20 quilos de cocaína e crack na região metropolitana de João Pessoa e oito pessoas foram presas. Com a retirada de circulação dos entorpecentes, a delegacia especializada acumula mais de 410 quilos de drogas apreendidas este ano.

Na última quinta-feira (19), aconteceu a apreensão de cocaína, no bairro do Jardim Luna. Foram presos em flagrante Iataanderssonyks Francisco da Silva, 21; Ocirvan Soares Eduardo (que deu o nome de Carlos Eduardo Soares Nunes), 38; e Rafael Pinto Medeiros, 29. Segundo a Polícia, a primeira apreensão aconteceu durante uma abordagem a uma moto e o restante da droga foi encontrado em uma residência. Orcivan já havia sido preso pela Polícia Federal e estava foragido do regime semiaberto no Mato Grosso do Sul. Já Rafael responde processo por receptação e estava em liberdade condicional.

No dia anterior, dez quilos de crack distribuídos em oito tabletes foram apreendidos na cidade de Cabedelo. A droga, que de acordo com as investigações seria distribuída em bocas de fumo no Litoral Norte paraibano, estava com Wendel Lins Marques, 38; Valdir Silva Moreira, 45; Alison Cunha da Silva, 33; Amanda Jessica Costa Ferro Alves, 19; e Naiara Gabriela Borges de Araújo, 27. De acordo com as informações, Valdir, proprietário de um bar conhecido na cidade, era um dos responsáveis pela distribuição do entorpecente. Os três homens foram levados para o Presídio do Roger e as duas mulheres para o Centro de Reeducação Feminina Júlia Maranhão onde vão aguardar o julgamento.

O delegado titular da DRE, Allan Terruel, explica que a venda de entorpecentes está sendo investigada por determinação do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e do delegado geral de Polícia Civil, Carlos Aberto Ferreira da Silva. Segundo ele, os entorpecentes apreendidos vêm do exterior e cada tipo tem uma vertente de investigação, pois são fornecedores diferentes.

Para Wagner Dorta, superintendente da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), a qual a DRE está subordinada, com as prisões e apreensões a Polícia Civil dá a sua contribuição no combate ao tráfico, intensificando as investigações por meio da repressão qualificada. “A Polícia Judiciária tira de circulação grandes quantidades de entorpecentes e prende traficantes perigosos, por entender que a partir do momento que se retira drogas desses criminosos e consegue reduzir outros crimes, principalmente aqueles contra a vida e contra o patrimônio”, frisou, acrescentando que a Polícia Civil tem inibido, inclusive, o tráfico que é gerenciado de dentro do Sistema Prisional.

Ele ainda ressaltou a importância dos investimentos do Governo do Estado na Inteligência, que fortaleceram ainda mais os policiais que estão em campo e a DRE, que hoje figura entre as melhores de repressão a entorpecentes do país.

- De janeiro a maio de 2014, as Polícias Civil e Militar apreenderam 491 quilos de maconha, crack e cocaína. O quantitativo é 142% maior do que os 203,3 quilos de drogas retirados de circulação no Estado no mesmo período do ano passado. Os entorpecentes apreendidos este ano também superam as apreensões de 2010 e 2011 nas cidades paraibanas, que foram de 225,4 quilos e 297,3 quilos de drogas, respectivamente.

De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), nos cinco primeiros meses deste ano houve aumento de 153% nas apreensões de maconha (173 para 437 quilos) e de 126% nas de crack (22,4 para 50,7 quilos). Em três anos e cinco meses, foram mais de cinco toneladas de drogas retiradas de circulação, uma média de quatro por dia.




Fonte: paraiba.com



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.