Internautas registram descargas elétricas que deixaram 18 cidades sem energia na Paraíba - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Internautas registram descargas elétricas que deixaram 18 cidades sem energia na Paraíba

Internautas teriam flagrado uma sequência de raios que caíram na noite dessa quinta-feira (26), na cidade de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, a 429 km de João Pessoa. Conforme relatos, as descargas elétricas teriam ocorrido durante um temporal sobre a cidade, entre a noite de quinta (26) e a madrugada desta sexta (27). Devido às fortes chuvas, a rede elétrica teria apresentado problemas e provocado um apagão em 18 cidades, segundo os moradores. A Energisa confirmou o caso.

A imagem divulgada nas redes sociais teria sido feita na avenida Getúlio Vargas, no Centro de Itaporanga; seria um raio seguido de outro.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), em Itaporanga choveu 44,1 milímetros e a cidade com maior precipitação foi Igaracy, com 114,2 milímetros. As duas cidades ficam na região do Vale do Piancó onde houve o maior registro de chuvas entre quinta (26) e sexta (27) no estado.

A Energisa informou ao Portal Correio que descargas elétricas provocaram um apagão que durou cerca de seis horas, em 18 cidades do Vale do Piancó. Segundo a assessoria de comunicação da concessionária, o fornecimento foi restabelecido no começo da manhã desta sexta-feira (27).

Mortes por raios

Dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde apontam que, de 2000 até fevereiro de 2015, a Paraíba contabilizou quatro casos de mortes de pessoas atingidas por raios, sendo três deles até janeiro deste ano.

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informou que 50 milhões de raios caem todos os anos no Brasil. Segundo o Elat, foram registradas 98 mortes por raios no país em 2014, sendo uma a menos que em 2013. De 2000 a 2014, no Brasil, já são 1.792 mortes por descargas elétricas desse tipo. O Sertão da Paraíba é a área com maior incidência do estado, onde são registrados, em média, 80 mil por ano.

Fonte Por Hyldo Pereira, com colaboração do Diamante Online



Tecnologia do Blogger.