Após acordo para fechar comporta de açude, BR 361 é liberada por manifestantes de Olho D'Água - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Após acordo para fechar comporta de açude, BR 361 é liberada por manifestantes de Olho D'Água

Após 9 horas interditada por manifestantes, a BR 361 foi liberada por volta das 18:40H, desta sexta-feira(14). A população de Olho D´Água interditou a BR contra uma ação da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), que, abriu as comportas do açude do “Buiú” para levar água até Piancó.

O prefeito Chico Carvalho fez questão de afirmar que, a população de Olho D´Água não é contra o envio da água do açude “Buiú” para Piancó. É contra a forma como a AESA pretende fazer o trabalho, abrindo para a água descer no leito do Rio Genipapo percorrendo uma distância de aproximadamente 60 KM.

“Os próprios técnicos da Aesa dizem que se a distribuição for feita desta forma sairia das comportas do açude do “Buiú” cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água. Isso é absurdo, não podemos aceitar”. Com certeza deve haver outro mecanismo, lembrou o prefeito Chico Carvalho.

Desde às 10:00 horas da manhã, que o local permaneceu interditado. Durante a manifestação, houve momentos de tensão entre os envolvidos e pessoas que queriam furar o bloqueio. Um dos lideres do manifesto Geovanildo Clementino, disse que, a reivindicação era pacifica e casos de urgência tinham prioridade.

A Polícia Rodoviária Federal foi chamada ao local e mediou as conversas entre os manifestantes e representantes da AESA. Além disso, homens da polícia militar também estavam presentes.

Após conversações entre as partes, um acordo foi firmado e a BR liberada. O acordo firmado, foi o imediato fechamento da comporta do açude “Buiú”, ainda na noite desta sexta-feira.






Fonte Vale News PB


Tecnologia do Blogger.