Secretaria de Saúde de Catingueira inicia programa de combate ao tabagismo - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretaria de Saúde de Catingueira inicia programa de combate ao tabagismo

O programa de combate ao tabagismo da secretaria municipal de saúde de Catingueira deu início a suas atividades na última quarta-feira, dia 15 de março.

O evento de lançamento aconteceu na Unidade Básica de Saúde Albino Félix e contou com a presença do secretário de saúde Ruclenato Gomes, profissionais de saúde, funcionários e de um grupo de fumantes que resolveu dá um basta e se livrar de vez do vício.

Os participantes do grupo receberam orientações de profissionais que falaram sobre os males do cigarro para a saúde. Essas pessoas foram submetidas a consultas e terão acompanhamento multiprofissional para abandonar o vício no cigarro.

De acordo com o secretário de saúde, o programa também será instalado na UBS Inácio Motta, buscando atender mais usuários. Ele agradeceu ao prefeito Odir Borges pelo apoio e disponibilidade em oferecer condições necessárias para que a secretaria possa disponibilizar a população uma saúde de qualidade.

“Começamos hoje com aproximadamente cinquenta usuários, mas a tendência é aumentar já que iremos implantar em outras unidades de saúde da família. O usuário só tem a ganhar já que ele terá mais saúde e qualidade de vida” disse.

O controle do tabaco é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT). O tabagismo – assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool – está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer.

Na ocasião, o secretário de saúde apresentou de forma oficial a nova médica da UBS Albino Félix, Dra. Linacia de Freitas, profissional participante do convênio para residência médica em medicina de família e comunidade, fruto da parceria da prefeitura municipal com a faculdade integrada de Patos (FIP).

A Dra. Linácia agradeceu pela hospitalidade do povo da cidade e disse que se sente bastante acolhida desde sua chegada. Ela disse que veio à cidade com o objetivo de ajudar a população no que for preciso. “Estou aqui para buscar ajudar e atender toda a população de Catingueira, da criança ao idoso, hipertensos, diabéticos, ou seja, a população de um modo geral” disse

OUÇA A FALA DO SECRETÁRIO





VEJA TAMBÉM

Secretaria de saúde realiza mais uma edição do "Hiperdia" com hipertensos e diabéticos


A Prefeitura de Catingueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou um convênio com a FIP (Faculdade Integradas de Patos) para a implantação de residência médica no município.

Segundo o secretário de saúde Ruclenato Gomes, a residência médica é conhecida como uma das melhores formas do médico completar a formação. A importância de tais programas se fortalece tendo como base a necessidade do sistema de saúde ficar o médico em sua área de formação, oferecendo qualidade que tenham visão global da saúde, melhorando assim a qualificação a rede de saúde dos municípios envolvidos

Na última segunda-feira (13) o secretário de saúde recebeu as novas médicas que fazem parte do convênio e que ficarão responsáveis pelos atendimentos. “A Dra Ana Carolina ficará no PSF Inácio Motta e a Dra. Linacia de Freitas ficará no PSF Albino Félix. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta, das 08h as 12h e das 14h as 17h” disse Ruclenato

Para o secretário, esta é uma forma de proporcionar uma melhor qualidade do atendimento médico já que os PSF’s ficarão com médicos de segunda a sexta.




Fonte Ascom


Tecnologia do Blogger.