Previsão continua indicando chuvas com intensidade de 'moderada a forte' na PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Previsão continua indicando chuvas com intensidade de 'moderada a forte' na PB

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas continua indicando chuvas, com intensidade de moderada a forte, para as próximas horas no Litoral da Paraíba.

“Continua o deslocamento de nuvens vindas do oceano Atlântico em direção a costa leste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Com isso, o tempo deverá permanecer com muitas nuvens e chuva que pode variar de intensidade moderada a forte”, alertou a meteorologista, Marle Bandeira.

A previsão de fortes chuvas no Litoral foi repassada pela Aesa para a Defesa Civil estadual e também dos municípios, além de Corpo de Bombeiros.

“O setor de monitoramento da Aesa permanece o estado de atenção nas próximas 24 horas, acompanhando em tempo real os dados enviados pelas estações meteorológicas e analisando as imagens de satélites, para alertar estes órgãos sobre possíveis eventos críticos como enchentes”, informou o presidente da Aesa, João Fernandes, no início da tarde desta segunda-feira (29).

Entre as manhãs desse domingo (28) e desta segunda-feira (29) a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou 149,5 milímetros chuvas em Bayeux, cidade onde mais choveu neste período na Paraíba. O valor registrado corresponde a 61,4% da média histórica de todo o mês de maio, que é 243,5 milímetros.

No mesmo período, a Sala de Situação da Aesa, que monitora a variação climática de forma ininterrupta em todo o estado, também anotou índices pluviométricos significativos em João Pessoa (140,4 mm) e Santa Rita (121,6 mm). “Se somarmos os acumulados ao longo deste mês nestas cidades, os aumentos em relação às médias históricas de maio são de 56% e 77%, respectivamente”, concluiu Marle.

Grande João Pessoa enfrenta problemas

Além de Bayeux, outra cidade da Região Metropolitana de João Pessoa que teve problemas com as chuvas foi Cabedelo.

Segundo a prefeitura, os locais mais afetados foram o Parque Esperança, no Renascer; Vila Feliz e Oceania, no Jacaré, Poço, Camboinha e os Jardins Alfa, Beta e Gama. Ainda conforme a gestão, em nenhum desse locais foram verificados danos graves à população.

Em caso de emergências com alagamentos, a população deve ligar para o telefone da Defesa Civil do Estado, 199.

Fonte portalcorreio


Tecnologia do Blogger.