Catingueira é contemplada com mais uma ambulância do SAMU - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Catingueira é contemplada com mais uma ambulância do SAMU

O Ministério da Saúde autorizou na última sexta-feira, dia 02 de fevereiro, o envio de 26 ambulâncias para 21 cidades paraibanas. O objetivo é a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Entre as beneficiadas está a cidade de Catingueira.

O prefeito Odir Borges informou que o veículo foi fruto de uma solicitação sua feita junto ao governo federal durante recente visita a Brasília. A cidade já possui uma ambulância do SAMU e agora passará a contar com duas unidades.

Durante a entrega, no interior de São Paulo, o presidente explicou que a medida atende um pedido dos municípios, que estavam com a frota antiga. “Muitos prefeitos estavam há sete anos sem receber ambulâncias. De certa forma, esses novos veículos farão uma revolução no serviço”, ressaltou o presidente da República, Michel Temer.

Já o ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que a medida garante a renovação do serviço prestado pelo Samu. “As ambulâncias são para renovação de frota, para substituir os veículos desgastados pelo tempo. Esse foi o nosso critério prioritário. Primeiro estamos substituindo as de 2011 e, até o final do ano, substituiremos todas até 2015, cumprindo o critério de uso de, no mínimo, três anos. Neste lote compramos 770 veículos e hoje estamos entregando as 300 que já estão prontas”, afirmou o ministro.

Panorama Samu – Atualmente, o SAMU atende 82,16% da população brasileira, atuando em 3.532 municípios. Em todo o país, o Ministério da Saúde já habilitou 3.308 unidades móveis entre as de Suporte Básico e Suporte Avançado. Além disso, o Brasil conta com 274 Motolâncias, 13 Equipes de Embarcação e 13 Equipes Aeromédicas.

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

A melhoria e expansão do atendimento da população é resultado das ações adotadas nesta gestão, que gerou economia de R$ 4,6 bilhões, totalmente reaplicados na saúde do cidadão. Além da renovação da frota do SAMU, foram habilitados 8,5 mil serviços hospitalares e 4,4 mil novos leitos.









Fonte CatingueiraOnline com ascom


Tecnologia do Blogger.