Câncer é a principal causa de morte em 15 cidades paraibanas; Duas delas no Vale do Piancó - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Câncer é a principal causa de morte em 15 cidades paraibanas; Duas delas no Vale do Piancó

O câncer já se tornou a principal causa de morte em 15 municípios paraibanos, de acordo com o Observatório de Oncologia, que analisou o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) referente ao ano de 2015. O município com maior concentração de mortes por câncer, total de 45%, é Serra Grande, no Sertão do Estado.

A doença avança a cada ano, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (FCM). Em pouco mais de uma década, as neoplasias devem ser as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil, caso o avanço seja mantido.

“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall.

Confira os municípios paraibanos onde o câncer é a principal causa de morte:

Poço de José de Moura (31%);

Marizópolis (19%);

Vieirópolis (28%);

São Francisco (29%);

São Sebastião do Umbuzeiro (33%);

São José de Espinharas (33%);

Mato Grosso (33%);

Nova Palmeira (22%);

Serra Grande (45%);

Sossego (25%);

Carrapateira (31%);

Lastro (23%);

Areia de Baraúnas (43%);

Coremas (23%);

São João do Cariri (28%).







Fonte: Assessoria


Tecnologia do Blogger.