Chuvas trazem alegria, enchem cachoeira, mudam paisagem e atraem turistas para Serra de Catingueira. [FOTOS E VÍDEOS] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Chuvas trazem alegria, enchem cachoeira, mudam paisagem e atraem turistas para Serra de Catingueira. [FOTOS E VÍDEOS]

As recentes chuvas que caíram sobre o município de Catingueira nos últimos dias trouxeram muita felicidade a população, principalmente ao homem do campo que vem colhendo os frutos produzidos na roça.

Diversos açudes sangraram em várias aéreas do município. O principal manancial de Catingueira, o Açude Cachoeira dos Cegos, recebeu bastante água, mais ainda se encontra apenas com 21,3% de sua capacidade total.

Segundo informações de órgãos controladores do estado, Catingueira já se aproxima da média de chuva e o volume atingindo já está sendo considerado “bom”. O município já registrou neste ano 613mm de chuvas, até o dia 13 de abril.

As primeiras horas das manhãs posteriores as noites chuvosas também vêm proporcionando pelas imagens aos que passam pela cidade. A Serra da Catingueira, com aproximadamente 550 metros de altura, é a que oferece as mais belas imagens aos olhares mais atentos.

As constantes chuvas também vêm atraindo turistas para a cidade. O motivo é a Serra da Catingueira, uma das maiores belezas naturais da região que abriga outra beleza, a Cachoeira da Mãe Luzia.

É assim todos os anos. Basta o município entrar no período chuvoso que a Serra começa a receber visitantes. Neste ano, este número vem aumentando consideravelmente e em consequência disto, a fama da Serra de Catingueira tem aumentado.

Turistas de cidades da região passaram a visitar a cidade com o objetivo de se aventurarem pela Serra e conhecer a Cachoeira.

Na grande maioria das vezes, os aventureiros possuem dois objetivos.

O primeiro é chegar até o topo da Serra e conhecer o Cruzeiro de São Sebastião. Para muitos, a subida leva aproximadamente uma hora de duração e não é considera difícil já que possui caminhos específicos até a chegada e não é perigosa.

Depois de cumprirem o objetivo inicial, os aventureiros passam para o segundo. Chegar até a Cachoeira da Mãe Luzia. A viagem é considerada fácil já que possui um caminho plano na maioria do percurso. São em média trinta minutos de caminhada do Cruzeiro até a Cachoeira.

O percurso até a Cachoeira da Mãe Luzia, passando pelo Cruzeiro de São Sebastião, tem aproximadamente 5,5km de distância e é o mais “fácil”, mas não o único, isto por que, é possível ir até a Cachoeira sem passar pelo Cruzeiro, porém, é um percurso mais difícil e não indicado para os que não conhecem o local.

O caminho fica localizado no Sítio “Mata Pasto”, a cerca de 3km da cidade, e é o único local onde é possível ver a Cachoeira sem precisar subir a Serra. Há algumas semanas atrás, resolvi conhecer este local e ao chegar, recebi o desafio de subir a Serra por este caminho pouco explorado. Durante a aventura, estive acompanhado do vereador de Catingueira, Sebastião Alves de Morais.

O trajeto foi difícil já que o caminho se encontra quase fechado pela mata. Durante a aventura, foram registradas várias imagens e postadas na página do facebook do catingueiraonline. Veja abaixo os vídeos e algumas fotos.

PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO




SEGUNDA PARTE DO VÍDEO




VÍDEO QUE MOSTRA A CACHOEIRA PELO SÍTIO MATA PASTO






CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS







ATENÇÃO!



NO ÚLTIMO DIA 21 DE ABRIL, GRAVAMOS NOVOS VÍDEOS DA SUBIDA NA SERRA. CLICK NO LINK ABAIXO E VEJA.

Expedição leva quase 100 pessoas a Serra de Catingueira. Assista ao vídeo da subida e veja as belezas do local




Texto e fotos: Tardelli Pires

Tecnologia do Blogger.