Governador da PB entrega adutora que beneficia três mil habitantes de Emas - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Governador da PB entrega adutora que beneficia três mil habitantes de Emas

O governador Ricardo Coutinho entregou, na noite dessa quinta-feira (20), a adutora do sistema emergencial de abastecimento d’água da cidade de Emas. Mais de R$ 1,7 milhão foi investido na obra para beneficiar três mil habitantes do município, que terão água de qualidade todos os dias nas torneiras. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, prefeitos, deputados estaduais, auxiliares do Governo e outras autoridades estiveram presentes.

Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho, recordou que assumiu o compromisso de fazer esta adutora e, em fevereiro deste ano, esteve na cidade de Emas para assinar a ordem de serviço. “Apesar da crise, o Governo conseguiu destinar recursos para que a obra se concretizasse. Água é um bem essencial à vida, ela representa saúde e bem estar. As pessoas têm o direito a terem em suas casas água tratada para beber e realizar as atividades diárias. Um investimento como este, de R$ 1,7 milhão, é considerado grande, mas é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população”, observou Ricardo.

Para o prefeito de Emas, Segundo Madruga, a obra vai ficar marcada na história da cidade, porque representa o fim de uma triste realidade enfrentada pelos moradores, devido a escassez de água. “Essa obra será lembrada pelos nosso filhos, netos e bisnetos. Quem mora em Emas sabe o sofrimento que passamos durante anos, dependendo de carro-pipa, o povo carregando água com baldes na cabeça, enfim, um sofrimento grande. Isso Graças a Deus e ao Governo do Estado chegou ao fim. Com essa obra, a população terá água nas residências”, ressaltou.

A obra tem captação flutuante no Açude Cachoeira dos Cegos, com vazão de 28,8 metros cúbicos por hora. Adutora em tubos PVC Vinilfer, com diâmetro de 100 e 150 milímetros e extensão total de 17.300 metros. “Faz muito tempo que a gente sofre com a falta de água. Isso torna tudo mais difícil, já teve dia que precisei escolher como ia usar o pouco de água que tinha. Era muito triste. Hoje a gente dá muito valor a esta obra que trouxe água para o povo”, comemorou a dona de casa Ana Almeida.

O conselheiro do Orçamento Democrático Estadual, Mateus Araújo, relatou que a cidade vivia uma crise hídrica há muitos anos, o que causava diversos transtornos à população. “Emas vinha sendo abastecida por carro-pipa, o que não satisfazia à necessidade de todos. Através do Orçamento Democrático, nós pedimos essa obra nas plenárias e hoje nos encontramos agraciados pela adutora. Com a obra, Emas vai ter sustentabilidade hídrica por muitos anos”, explicou.







Fonte SECOM


Tecnologia do Blogger.