Secretária de Educação é denunciada por transportar cargas em veículos escolares no interior da PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretária de Educação é denunciada por transportar cargas em veículos escolares no interior da PB

A Promotoria de Justiça de Pombal recomendou que a Secretária Municipal de Educação não transporte cargas em veículos escolares. O órgão expediu na última sexta-feira (19) uma recomendação para que cessem imediatamente a utilização dos veículos destinados ao transporte exclusivo de estudantes para transportar cargas de qualquer espécie, além daqueles pertencentes aos alunos e destinados aos processos de aprendizagem, como bolsas, mochilas, trabalhos escolares e assemelhados. A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Leidimar Bezerra.

Foi recomendado ainda aos motoristas dos veículos escolares de Pombal denunciem a Promotoria de Justiça o uso desses veículos para o transporte de quaisquer tipos de cargas em conjunto com alunos e em desacordo com a legislação legislação de trânsito. A Secretaria de Educação também deverá comunicar, no prazo de 20 dias, à Promotorias as medidas efetivamente tomadas para cumprir a recomendação.

Conforme a recomendação, foi constatado pela Promotoria, em várias diligências, inclusive através de fotografias, que a Secretaria de Educação de Pombal vem utilizando diversos ônibus escolares para transportar, concomitantemente, cargas e estudantes, submetendo os alunos a riscos de vida.

O promotor destaca ainda na recomendação que o transporte de cargas dentro de ônibus escolares, ainda que com alguma amarração, juntamente com alunos pode acarretar riscos à incolumidade físicas dos estudantes, especialmente em casos de acidentes, quando as cargas poderão ser arremessadas contra as pessoas.

Ainda de acordo com a recomendação dispositivos normativos vedam o transporte de cargas de qualquer espécie, além daqueles pertencentes aos alunos e destinados aos processos de aprendizagem, em ônibus destinado ao transporte de passageiros, principalmente naqueles nos quais não existem compartimentos próprios para tal.



Fonte clickpb

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.