Novo Mapa Turístico da Paraíba tem três cidades do Vale do Piancó - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Novo Mapa Turístico da Paraíba tem três cidades do Vale do Piancó

Um novo Mapa Turístico foi concluído pela Secretaria de Turismo da Paraíba, e pelo menos três cidades da região do Vale do Piancó, no Sertão, foram incluídas.

A ferramenta de mapeamento dos municípios foi enviada ao Ministério do Turismo e permite direcionamento mais eficaz das políticas do setor. Ao todo, 68 municípios da Paraíba foram listados no mapeamento, como explicou o secretário executivo do turismo do estado, Ivan Buriry. "São 68 municípios que resolveram integrar o mapa.

Porque não é somente a gente, é o Estado, os municípios e o governo federal. Para atualizar o mapa, o Ministério estabeleceu novos critérios, por exemplo, o municípios teria que ter recursos destinados para o Turismo, uma secretaria de turismo, um conselho de turismo, então não fomos nós que excluímos, os municípios que não preencheram os critérios do Ministério, ficou de fora", disse.


Para integrarem o mapa, os municípios precisavam atender aos requisitos do Ministério do Turismo e o Estado fez a ponte para inseri-los no mapa. "Nós acabamos de concluir esse mapa, e a partir desse mapa nós vamos começar a desenvolver essas estratégias visando consolidar produtos dentro dessas temáticas da aventura, da história, temos a rota histórica, nós temos aqui desde as Várzeas do Paraíba até a Fazenda Acauã lá em Sousa, toda uma história de ocupação, de colonização, a Coluna Prestes passou aqui, Lampião passou por aqui, falta lincar", explicou Ivan Burity.

A elaboração do mapa do turismo é a primeira etapa, disse o secretário, e a segunda etapa será o desenvolvimento de projetos para desenvolver os produtos turísticos. "Estamos trabalhando na sistematização disso aí, para a gente ter um produto Paraíba voltado para os paraibanos", disse o secretário executivo do Turismo.

Segundo ele, a estratégia de divulgar a Paraíba deverá ser ancorada nas redes sociais. "A gente quer convidar os paraibanos, no nosso povo para conhecer o nosso Estado. Você chega em Boqueirão e tem as crocheteiras de Marinho, um lugar belíssimo, em cima de um lajedo, que tem um artesanato fortíssimo, uma culinária, então se a gente agrega isso a um outro roteiro, que tenha hospedagem, que faça um circuito integrado com esse atrativo, a gente passa a ter um produto", contou.


O mapa O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Vale do Piancó Os três municípios escolhidos do Vale do Piancó foram: Santana dos Garrotes, Pedra Branca e Ibiara. De acordo com o mapa, esses ficaram inseridos no “Vale dos Sertões”.




Fonte
BVOnline


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.