Europa: o que pode estar para mudar

O século XXI tem sido um século de mudança para todos nós mas a Europa está levando essa ideia mais longe. Se, no começo do século, a entrada de uma moeda única já tinha alterado o espaço da União Europeia, agora assistimos a novas discussões que podem, também, exercer um impacto significativo no continente europeu e no mundo.
A discussão política na Europa tem versado questões de território, de independência, aplicado políticas separatistas de consequências ainda imprevisíveis e até mudado a questão horária.
Além-mar, as discussões são variadas e intensas e podem, dependendo dos seus desfechos, podem gerar alterações mundiais.
Venha conhecer algumas das discussões que têm marcado o discurso dos mídia na Europa e no resto do mundo e compreender de que forma essas discussões podem mudar a vida de todos, esclarecendo os motivos pelos quais tantos protestos acontecem em solo europeu.
O Reino Unido e o voto na saída do espaço da União Europeia
O Brexit, como é conhecido, corresponde ao processo de saída do Reino Unido colocou da União Europeia. Essa decisão, da saída da UE foi votada e, surpreendentemente para todos, o voto positivo foi marcante, indicando o desejo britânico de abandonar o espaço europeu e de ser independente face às políticas deste grupo regulador.
Com a saída iminente, não falta quem questione o impacto do Brexit na vida dos habitantes do país, sendo que muitos locais e estrangeiros colocam as mais diversas perguntas sobre as novas formas de transição comercial, turística e também sobre a residência e a permanência nos países do Reino Unido.
A Escócia e a Irlanda apresentam, além disso, alguma tensão quanto à decisão, sendo que, principalmente o primeiro país, tinha voto superior na permanência no espaço da UE. Esta falta de consenso gera, atualmente, alguma tensão na Europa e no mundo.
A luta por uma Catalunha independente
A tensão territorial também se sente nas políticas independentistas da Catalunha, que deseja conquistar a sua independência face a Espanha.
Nas ruas de Barcelona, já se manifestaram mais de 600 mil pessoas por esta causa, embora o desejo de independência não seja, também, consensual.
Colocar um fim na hora de Verão
A Europa vive com um duplo horário: o de Verão e o de Inverno. Atualmente, sobre a mesa, encontra-se a discussão sobre a eventual abolição da hora veraneante.
A votação sobre este assunto no Parlamento Europeu terminou com uma aprovação massiva, com 410 votos a favor do fim da hora de Verão, sendo que apenas 192 dos votos eram contrários à decisão.
A polêmica em torno da questão fez, no entanto, com que a aplicação fosse adiada para 2021.
Fonte
Nenhum comentário