Análise de SEBRAE sobre empresas digitais desmotiva empreendedores brasileiros - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Análise de SEBRAE sobre empresas digitais desmotiva empreendedores brasileiros

O mundo tem-se rendido ao digital e o Brasil não é exceção. Num país onde todos os dias aparecem novas lojas online, ainda assim, interessa conhecer as estatísticas sobre o sucesso deste tipo de negócio. Analisando o ano 2018, a SEBRAE concluiu que o sucesso não corresponde à tendência de abertura de novos espaços comerciais online e apresenta números bastante desmotivadores para os empreendedores da área. Venha saber quais foram os números apresentados pela SEBRAE e as potenciais razões para este insucesso.


O avanço tecnológico e digital das últimas décadas alterou por completo as dinâmicas do trabalho, da vida e do comércio a nível mundial. Hoje, metade da vida de todos nós acontece de forma virtual, sendo que, nos celulares e notebooks, encontramos fortes aliados de lazer mais também oportunidades laborais renovadas.

Se é verdade que o celular não serve apenas fins lúdicos – indo muito além da suas plataformas de lazer – é igualmente verdade que muitos aplicativos acabaram por gerar oportunidades que mesclam o lazer e o trabalho num mesmo espaço, como por exemplo a mídia social.

A forma simples que esta mídia apresenta para conseguir levar marcas até ao grande público, fez com que as lojas online começassem a entender que havia um espaço de oportunidade. Também os empreendedores compreenderam que, lançando-se no e-commerce, poderiam obter rendas extra bastante interessantes.

Com esta nova lógica, surgiram inúmeras lojas online. Em 2018, no mundo, o aumento deste tipo de espaço comercial foi de 20%. Número que, no Brasil, foi superior e atingiu os 23%.

O crescimento de 23% no número de lojas online brasileiras, no entanto, motivou um estudo por parte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), onde se concluiu que a taxa de sucesso não era tão positiva quanto esse crescimento.

Na verdade, o próprio aparecimento de novas lojas criava um mercado mais saturado e impermeável, no qual as novas marcas teriam grandes dificuldades.

Descubra quais foram os números do relatório apresentado pelo SEBRAE sobre o e-commerce no Brasil e saiba também como combater essas estatísticas e ter sucesso com a sua loja online.

O insucesso das lojas online brasileiras

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) fez um estudo sobre as lojas online brasileiras em 2018 e concluiu que a taxa de insucesso era bastante expressiva.

Segundo esta entidade, em solo brasileiro, as novas lojas online sentem dificuldade de permear os mercados altamente saturados e, por isso, apenas 20% delas consegue subsistir por mais de um ano e meio. No primeiro ano, segundo o SEBRAE, 60% das empresas de e-commerce tende a entrar em falência.

A saturação do mercado é um dos principais motivos apontados para justificar esta situação mas, ainda assim, outras podem ser apontadas, tais como as dificuldades na estruturação identitária da marca ou o desconhecimento das informações sobre dropshipping.

Contrariar os números com a criação de uma marca forte

Para que os números do insucesso das lojas online no Brasil possa ser contrariado existe um elemento que nunca pode ser descurado, sendo o primeiro passo para garantir que uma marca consegue chegar aos seus clientes: a identidade.

A identidade de uma marca é importante para garantir que a marca tem elementos de conexão com o público-alvo e que você consegue superar as dificuldades efetivas do mercado.

A unicidade da marca criada é uma das caraterísticas mais importantes para garantir que esta consegue chamar a atenção dos consumidores. Como tal, a atenção a aspetos como o nome, a identidade visual (logótipo e imagem do site) e o slogan são fulcrais para garantir o sucesso junto dos públicos.

O encontro com a marca e a sua fácil identificação pode fazer toda a diferença por entre o vasto leque de opções de lojas que hoje estão disponíveis. Assim, para garantir que não se enquadra nas estatísticas do SEBRAE, deve apostar fortemente nos elementos de construção da identidade da sua loja online.


A forma como a promoção pode levar ao sucesso
Por si só, é provável que a identidade da marca não seja suficiente para que os clientes tenham contacto com a sua marca e sintam o apelo por fazer as compras dos produtos na sua loja online.

Assim, para garantir o sucesso, é muito importante que tenha também em atenção todo o potencial das estruturas de publicidade que estão disponíveis no meio digital, incluindo as ferramentas disponibilizadas no Google e em diversos outros sites.

O potencial da mídia digital e das suas publicações patrocinadas pode também ser aproveitado para garantir que uma loja online tem o êxito pretendido, superando a saturação do mercado e conquistando um lugar de destaque aos olhos dos consumidores.

Este tipo de estratégia pode fazer com que a sua loja online se enquadre entre os 20% de lojas bem sucedidas, contrariando as piores estatísticas e garantindo bons rendimentos.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.