Secretário de Saúde de Catingueira é sabatinado por vereadores - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretário de Saúde de Catingueira é sabatinado por vereadores

O secretário de saúde de Catingueira, José Ruclenato Gomes, esteve participando de uma sessão na Câmara Municipal no último sábado (16) para esclarecer algumas dúvidas feitas durante a última sessão daquela Casa Legislativa.

Os vereadores quiseram saber do secretário informações sobre os procedimentos para marcação de atendimentos nos postos de saúde do município já que alguns estavam demorando a ser realizados.

Ruclenato iniciou sua fala explicando como são feitos os agendamentos e disse que antes as consultas agendadas eram cerca de 50%, mas, o Ministério da Saúde tinha determinado recentemente que as consultas de maneiras agendadas não ultrapassassem 35% do total de atendimentos.

“A decisão não é da nossa gestão e sim do Ministério da Saúde. Agora, a preferência das consultas agendadas será para pessoas da zona rural. Hoje, os pacientes desta área não precisarão mais voltar sem serem atendimentos por falta de vagas” Explicou.

O secretário fez um breve balanço destes oito meses de gestão citando as principais ações que já foram realizadas no município, são elas: Distribuição de fardamentos e de novos equipamentos aos agentes comunitários de saúde e de endemias; Reformas nos postos de saúde Albino Félix e Inácio Motta; Realização de cursos de aperfeiçoamento dos profissionais de saúde; Implantação do pagamento da insalubridade; Implantação do programa de tabagismo; Aquisição de mais de 15 computadores com o objetivo de informatizar as unidades básicas de saúde; Implantação do ponto eletrônico; Implantação do PSE (Programa de Saúde na Escola); Aquisição de dois consultórios odontológicos; Informatização da farmácia básica; Implantação da ouvidora municipal; Realização de mais de 903 consultas especializadas em apenas oito meses, ultrapassando assim a quantidade do ano inteiro de 2016 que foi de 227; Realização de cirurgias de cataratas, zerando assim uma longa fila de espera; Realização do cadastro de mais de 200 usuários que recebem medicação excepcional e especializada; Realização de mais 4600 consultas básicas; Realização de mais 500 visitas domiciliares, dentre outras ações básicas, mas de muita importância.

Depois disto, Ruclenato passou a responder diversas perguntas diversas relacionadas a saúde do município. Ouça abaixo o áudio da participação do secretário.




VEJA TAMBÉM:


Secretário faz balanço dos setes meses, diz como encontrou a pasta da saúde e declara: "Catingueira avançou muito na saúde neste ano". OUÇA



Veja as principais ações da secretária de saúde





Fonte catingueiraonline


Tecnologia do Blogger.