Mídia nacional repercute primeira morte por superbactéria na Paraíba; vítima é um bebê - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Mídia nacional repercute primeira morte por superbactéria na Paraíba; vítima é um bebê

A Paraíba foi destaque na mídia nacional que repercutiu a primeira morte causada pela bactéria KPC. A vítima foi um bebê que estava no hospital Unimed.

Confira a matéria completa:

PB confirma 1ª morte por superbactéria; vítima é um bebê

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba divulgou nesta terça-feira a confirmação da primeira morte por contaminação da bactéria KPC, conhecida como superbactéria. A vítima, uma criança de 6 meses de idade, estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica do Hospital da Unimed em João Pessoa.

Segundo a notificação enviada pelo hospital à secretaria, a criança tinha uma infecção pulmonar e, em 11 de abril, foi submetida a um tratamento para isolar a KPC. Mesmo com o quadro registrado em abril, a instituição avisou somente hoje à SES sobre o caso, contrariando a determinação de imediata notificação após confirmação do caso.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, as unidades de saúde públicas e privadas devem notificar à SES imediatamente após a comprovação de contaminação. "Primeiro por ser uma notificação recomendada pela própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária e também para mostrar que o estabelecimento de saúde está vigilante sobre o que ocorre nas suas dependências."

A KPC é uma mutação genética responsável por tornar a bactéria resistente aos principais grupos de antibióticos utilizados no tratamento de pacientes debilitados, que geralmente ficam em UTI, por isso, ela é conhecida como multirresistente.






Fonte: Terra



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.