MP encontra irregularidades em abrigo de idosos. Região do Vale também será fiscalizada - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

MP encontra irregularidades em abrigo de idosos. Região do Vale também será fiscalizada

As fiscalizações das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), feitas pela Comissão Permanente de Monitoramento e Fiscalizações das Ilpis, coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, continuam esta semana na região do Brejo e Curimataú. Segundo o promotor de Justiça Valberto Lira, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Humanos, nesta quinta-feira (15), foi inspecionado o Abrigo Bom Pastor, em Belém.

O promotor informou que o abrigo teve dois dormitórios interditados por falta de condições mínimas de abrigar qualquer idoso. “Foi apreendido todo o estoque de medicamentos, por se apresentarem fora das normas legais da Anvisa. Também foi detectado manuseio incorreto de alimentos, descumprimento das normas contidas na resolução 285/2005, da Anvisa que regulamenta todas as atividades das Ilpis, falta de corrimãos para segurança dos idosos, falta de prevenção contra incêndio e muitas outras irregularidades”, disse.

Valberto Lira acrescentou ainda que foi determinado que nenhuma nova pessoa idosa poderá ser institucionalizada. A falta de outra instituição na própria cidade ou em cidade vizinha, capaz de receber os idosos que se encontram no Abrigo Bom Pastor, impossibilitou a interdição total da instituição.

“Além das recomendações feitas, imediatamente, à Direção da Instituição, ficou determinado o que a Vigilância Sanitária do município realizará constante monitoramento e repassará à Comissão os informes necessários e relatórios serão emitidos pelos órgãos integrantes da Comissão que servirá de base para a assinatura de termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público para sanar as irregularidades que, caso não sejam sanadas, implicará na interdição da instituição”, explicou Valberto Lira.

À tarde, a Comissão fiscalizou uma instituição na cidade de Solânea, denominada Abrigo Menino Jesus. O promotor informou que nela foram encontradas poucas irregularidades, sendo expedidas recomendações à direção, principalmente em relação à dispensação de medicamentos para os idosos.

Hoje, serão fiscalizadas instituições nos municípios de Cuité e Picuí. As próximas fiscalizações serão realizadas no período de 5 a 8 de julho na região do Sertão e do vale do Piancó. A Comissão Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições Permanentes para Idosos e de Unidades de Saúde é composta pelos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Engenharia, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Estadual do Idoso com a Coordenação do Centro de Apoio Operacional de Cidadania e Direitos Fundamentais do MPPB.



Fonte: Assessoria de Imprensa



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.