Cigarro mata 2,5 mil pessoas por ano PB e no mundo são 5 milhões de óbitos; Governo realiza ações - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Cigarro mata 2,5 mil pessoas por ano PB e no mundo são 5 milhões de óbitos; Governo realiza ações

Dados do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES) indicam que o cigarro causa a morte de 2.560 pessoas anualmente e segundo a Organização Mundial de Saúde, no mundo são 5 milhões de óbitos. Para alertar sobre o problema o Governo do Estado vem realizando desde a semana passada uma série de ações junto à classe estudantil. A programação é alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo que será lembrado amanhã, (15).

A abertura das atividades aconteceu na tarde da última sexta-feira (9) na Escola Durmeval Trigueiro Mendes, na Rua 14 de Julho, no bairro do Rangel. Na manhã desta segunda-feira (12) os técnicos estiveram na escola Estadual Alice Carneiro, no bairro de Miramar e a tarde as atividades acontecem na Escola Damásio Barbosa da França, na Rodrigues Chaves, no centro da Capital. Pela manhã as visitas começam as 08h30 e a tarde, às 14h00.

Durante as visitas nas escolas são realizadas palestras e atividades físicas (alongamentos) e um aulão tudo relacionado ao combate e prevenção ao tabagismo. Também é apresentado o vídeo Homem de Giz que aborda os fatores de risco para o Câncer - Alimentação Saudável, Tabagismo, Atividade Física, Álcool e Drogas.

Ontem, às 08h30, foi à vez da Escola Cônego Nicodemos Neves, conjunto Funcionários II e a tarde a Escola Municipal Hugo Moura no conjunto 13 de Maio. As atividades nas unidades de ensino serão encerradas na manhã desta quarta-feira (14) na Escola Governador Antonio Mariz no conjunto Funcionários III.

A programação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo será encerrada amanhã (15) quando acontecerá uma mesa redonda sobre o tema “Políticas Públicas para Enfrentamento do Tabagismo”. O evento começa às 8 horas no Hotel Igatu, na Praia de Cabo Branco.

A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, explicou que o trabalho, de caráter educativo preventivo, está sendo feito com estudantes do 8º e 9º ano de três escolas municipais e três estaduais escolhidas pela Secretaria de Educação do Estado e do Município.

Gerlane Carvalho explicou que para que essas atividades fossem colocadas em práticas nas escolas, os professores receberam orientações sobre o combate e prevenção ao tabagismo e as informações foram repassadas ao alunos. “ Durante a programação nós estamos desenvolvendo nossas atividades como também sabendo o que foi feito pela escola em relação ao tema”, explicou.

Ainda como parte da programação, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) distribui kits de tinta para que os professores de artes plásticas e de educação artística desses estabelecimentos de ensino produzissem grafitagens em relação ao tabagismo. Essas artes deverão ser feitas nos espaços internos (muros) das escolas.

Outros Dados - Na Paraíba há 511.480 fumantes paraibanos e 99.720 deles (19,49% do total) estão em João Pessoa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Estado, o tabagismo é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento de câncer, que é a segunda causa maior de morte.

Estatísticas do Inca indicam que, de janeiro a julho deste ano, 206 pessoas morreram na Paraíba em decorrência de câncer de esôfago, laringe e pulmão, 19,21% menos que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 255 óbitos relacionados a essas doenças. O uso do cigarro ainda pode potencializar a ocorrência de câncer em outros órgãos do corpo, caso o usuário já tenha alguma predisposição.

Nos últimos dois anos foram registrados óbitos pelos três tipos de câncer em 120 municípios paraibanos. A maior incidência foi verificada em João Pessoa, com 162 óbitos, seguido por Campina Grande, com 81; Santa Rita, com 28 casos; Patos, com 21 e Cabedelo, com 17 casos. Desde o início de 2010, a doença foi causa da morte de 590 pessoas.



Fonte: Assessoria



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.