ATUALIZADA: Catingueira poderá ficar sem água nos próximos meses. Lideres políticos da região “brigam” pelo poder da comporta do açude. Veja o vídeo! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

ATUALIZADA: Catingueira poderá ficar sem água nos próximos meses. Lideres políticos da região “brigam” pelo poder da comporta do açude. Veja o vídeo!

Há vários anos que a população do município de Catingueira vem se preocupando por conta da abertura da comporta do açude cachoeira dos cegos. O reservatório vem perdendo muita água ao longo dos meses e ameaça o consumo na cidade.

O fato lamentável se dá por conta da seca que atinge o sertão paraibano. Para alguns, é difícil de entender os motivos que levam a abertura da comporta em um período tão triste para o sertanejo.

O catingueirense já aprendeu a conviver com o desperdício que vem sendo feito no açude, isto por que, é público e do conhecimento de todos que o fechamento do reservatório não é feito unicamente devido a questão de interesses pessoais

Lideranças políticas da cidade de Emas demonstrando prestígio junto ao governo do estado impedem que a comporta seja fechada, enquanto isto, a maior riqueza do povo de Catingueira (a água) vem sendo desperdiçada de maneira vergonhosa.

A luta pelo fechamento da comporta é velha e se alastra por vários anos, isto por que, sempre ao chegar aos responsáveis, o pedido é vetado. Durante vários meses, vereadores, lideranças políticas e a população, tentaram a todo custo levar ao conhecimento do governo do estado o apelo para o fechamento da comporta.

Uma das últimas solicitações feitas foi pela Câmara de vereadores. O documento foi enviado a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) para que fosse destinada uma equipe técnica para avaliar a quantidade de água que está sendo liberada pela comporta, pois o açude vinha perdendo muita água.

A resposta foi dada logo em seguida pelo senhor Porfírio Loureiro, Diretor Executivo de Acompanhamento e Controle da AESA, que, por sinal, é da cidade de Emas.

Segundo Porfírio, “a vazão liberada pela comporta do açude é necessária ao atendimento dos usuários à jusante, sendo que uma redução no volume liberado irá comprometer a garantia da água para os usuários localizados mais distantes da mesma”. Após isto, o ministério público foi procurado para nada foi feito.

A novela ganhou mais dois capítulos nesta semana. O ex-prefeito Edivan Félix se reuniu com a secretaria de comunicação do estado, Estela Bezerra, e apresentou o pedido para o fechamento da comporta alegando que a população de Catingueira irá sofrer as conseqüências nos próximos meses por conta da grande quantidade de água que o açude vem perdendo.

Estela atendeu ao pedido de Edivan e conseguiu com que a comporta fosse fechada. A notícia ainda foi comemorada na cidade, porém, um dia depois, a comporta foi aberta novamente, sabe lá por que.

Para especialistas da área, se continuar da maneira que está a população de Catingueira começará a sofrer com a falta de água a partir de junho deste ano.

No video abaixo, é possivel ver claramente a comporta aberta, de forma exagerada, sem o mínimo de controle por parte dos responsaveis.




Fonte: CatingueiraOnline



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.