Sertão da Paraíba teve chuvas acima da média em março - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Sertão da Paraíba teve chuvas acima da média em março

Pedra Branca registrou o maior volume de chuvas, cerca 288 mm.
Na maioria das cidades sertanejas choveu mais de 100 mm, diz Aesa.

O Sertão da Paraíba foi a única região do estado em que se registrou chuvas acima ou igual a média no mês de março. A informação foi divulgada pela Agência Executivo de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) nesta segunda-feira (1º). O município de Pedra Branca, a 445 km de João Pessoa, foi onde se registrou o maior índice pluviométrico no mês passado, com 288,2 mm, seguido de São José de Caiana (274,2 mm) e Boa Ventura (235,6 mm).

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, nas regiões do Cariri, Brejo, Agreste e Litoral foram registradas chuvas irregulares e bem abaixo da média. “Quase a totalidade dos municípios que registraram índice acima dos 100 mm estão no Sertão do estado. Nas outras regiões foram registradas poucas chuvas, em alguns casos muito abaixo do que se era esperado para o mês de março, o segundo mês do período chuvoso na Paraíba”, comentou.

Completam a lista das 10 cidades que registraram os maiores volumes de chuva na Paraíba no mês de março, Cajazeiras (230,5 mm), Serra Grande (221 mm), Diamante (209,2 mm), Nova Olinda (201,7 mm), Ibiara (198,3 mm), Conceição (193,1 mm) e Santa Inês (177,4 mm). Todas as 10 cidades que apresentaram os maiores volume de chuva em março estão localizados no Sertão paraibano.

A previsão para o mês de abril, segundo Marle Bandeira, é de que as chuvas continuem de maneira irregular, com muitos dias sem chuva e com pancadas isoladas em todo o estado. As chuvas que atingiram os municípios sertanejos no mês de março fizeram com que o primeiro açude da região ultrapassasse sua capacidade máxima. No último dia 26, o açude Cafundó, localizado no município de Serra Grande, superou os 313.680 metros cúbicos de água.

Fonte: Do G1 Paraíba
imagem meramente ilustrativa



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.