Boato do Bolsa Família pode ter saído do sertão paraibano - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Boato do Bolsa Família pode ter saído do sertão paraibano

Falsa informação do fim do programa teria partido de Cajazeiras, com mensagens na internet.
Informações colocadas à disposição da Polícia Federal (PF) apontam indícios de que o boato sobre o fim do Programa Bolsa Família, divulgado há 12 dias, teria partido do município paraibano de Cajazeiras, distante 480 quilômetros de João Pessoa.

Devido à falsa informação, os beneficiários lotaram agências da Caixa Econômica Federal, no último dia 18, a fim de sacarem o dinheiro. Houve corre-corre em 13 Estados. Doze dias após o registro dos tumultos, a Polícia Federal ainda não identificou os responsáveis pelo caso, mas trabalha com várias linhas de investigação.

Segundo matéria publicada pelo Jornal O Globo, a empresa Interagentes, que atua no setor de análise de redes sociais, no Estado de São Paulo, foi a responsável pela identificação dos indícios que envolvem o município paraibano.

Após realizarem buscas na rede mundial de computadores, técnicos da empresa descobriram que a mensagem “Bolsa Família começa sexta” foi publicada às 18h39 do dia 15 de maio, três dias antes da ocorrência dos tumultos. Ainda de acordo com a Interagente, a mensagem foi “retuitada” por 14 perfis, em horários diferentes e alguns destes perfis se identificaram como sendo da Paraíba.

Ainda de acordo com o Jornal O Globo, os especialistas da Interagentes descobriram que o primeiro perfil que incitou as pessoas a procurarem as agências da Caixa para sacar os benefícios do programa pertencia a uma moradora de Cajazeiras. Ela postou a mensagem às 8h, do dia 18. Como a mulher tem 200 seguidores, o comentário acabou sendo disseminado pela rede.

O JORNAL DA PARAÍBA procurou a superintendência regional da PF na Paraíba, para comentar o assunto, mas a instituição explicou que as investigações estão centralizadas no Distrito Federal e que ainda não houve comunicação oficial sobre o envolvimento da Paraíba no caso.

Também procurada pela reportagem, a Superintendência da PF situada em Brasília informou que as investigações ainda não foram concluídas e que ainda não tem condições de confirmar e nem descartar nenhuma hipótese.


Fonte: Nathielle Ferreira




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.