Reunião é realizada em Coremas para discutir medidas urgentes quanto ao tratamento da água para o consumo humano. [FOTOS] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Reunião é realizada em Coremas para discutir medidas urgentes quanto ao tratamento da água para o consumo humano. [FOTOS]

O Prefeito de Coremas, Antônio Carlos Cavalcanti Lopes, e o Vice-Prefeito, Lucrenato Ramalho Leite Júnior, desde o início do seu mandato vêm preocupando-se com a qualidade de água ofertada aos seus munícipes.

Coremas hoje tem uma população aproximadamente de 15.700 habitantes, todos eles sendo abastecidos por um sistema de água diretamente do açude Estevam Marinho sem passar por nenhuma estação de tratamento. Fruto desta preocupação, os dois estiveram recentemente em Brasília onde foram recebidos no Gabinete dos Senadores da República Cássio Cunha Lima (PSDB) e Cícero Lucena (PMDB), que muito já têm feito por este município sertanejo. Também o Senador Vital do Rêgo (PMDB) se mostrou bastante preocupação com a situação da água do município de Coremas e ambos estão imbuídos nesta pela melhor qualidade de vida dos habitantes de Coremas e todos aqueles que se abastece do nosso manancial.

Fruto destas buscas e conquistas nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, o município de Coremas foi palco de uma grande reunião para tratar da necessidade urgente-urgentíssima do tratamento da água do manancial Coremas-Mãe D’Água. Estiveram presentes à reunião: Dr. Antonio Carlos – Prefeito, Lucrenato Junior – Vice, Drª. Erika Bueno – Promotora de Justiça, Elma Maria – FUNASA, Silene Lima – FUNASA, Evandro Araújo – CHESF, Antonio Leite – Governo do Estado, Luiz Paulo - DNOCS, Coronel Couto – Exército Brasileiro, Emídio Gonçalves – Comitê da Bacia Piranha-Açú, Pe. Givanaldo, Pr. José Carlos – Assembléia de Deus, Ivanilson – Jornalista, José Moreira Nogueira – EMATER, Vereadores: Reginaldo Cavalcante, Dr. Laedson, Marcus Vinícius, Assis Clementino, Irani Alexandrino, João Pereira e Francisco Mamede, Secretários Municipais: Sérgio Lopes (Chefe de Gabinete), Edilson Cézar Loureiro (Procurador Geral do Município), Drª. Andressa Cristina Sobreira Lopes, Jacqueline Lopes e Maria das Graças (Saúde), Valdi Machado e Luziano Gelisson (Educação), Levy Junior (Juventude e Cultura), Zoélio Araújo (Pesca e Meio Ambiente), Marcos Gonçalves (Turismo), Antonio Avelino (coordenador de Epidemiologia), Julimar Soares (Chefe dos Transportes), Cícero Salviano (Assessor de Publicidade); Islan Alves (Fotógrafo), Cleófita Andrade (Coordenadora do UAB-Virtual Coremas), Mara de Fátima Mangueira Canuto (DNOCS), Francielho Barreto (FIP), Sharles Magliano (Empresa de Limpeza Urbana), José Ronaldo silva (Sindicato dos Trabalhadores), os Pescadores: Geneton Dantas, Francisco Rodrigues e Ednaldo Rodrigues e os Funcionários do Polo UAB – Coremas: Adriano Moura, Neudilene Galdino, Maria José Abílio.


(Prefeito Antônio Lopes)

Os trabalhos foram conduzidos pelo Secretário Adjunto de Educação Professor Luziano Gelisson, que ao iniciar convidou o Prefeito Antonio Lopes para fazer uso da fala. Em suas palavras o prefeito ressaltou a importância do tratamento de água para Coremas e o que isso simbolizaria em termos de desenvolvimento humano, social e econômico para o município, sem esquecer-se da qualidade de vida que se pode ofertar a todos os seus munícipes.

(Professor Luziano Gelisson)

Em seguida, foi a vez do Vice-Prefeito Lucrenato Junior que se mostrou bastante preocupado com a situação. Ele disse que não vai medir esforços para trazer para Coremas uma vida digna, segura e com qualidade para seus habitantes.

(Vice-Prefeito Lucrenato Junior)

Após as falas do Prefeito e do vice, o Sr. Antonio Avelino (coordenador epidemiológico municipal), em poucas e sabias palavras, apresentou aos presentes, por meio de um slide, o diagnóstico da secretária de saúde do município, seguido pelo secretario de pesca e meio ambiente e depois pelo secretário de educação. Ambos oportunizaram a todos os presentes uma visão geral do que seria, em benefícios, melhorar a qualidade da água.

Em ato contínuo, as representantes da FUNASA trouxeram toda a análise da situação da água e quais os caminhos para se ter uma vida digna e com qualidade. Neste momento ouviu-se as palavras da Excelentíssima Senhora Promotora de Justiça Drª Erika Bueno, a qual se mostrou bastante entusiasmada com os rumos da situação e disse que também estará a todo dispor da sociedade coremense para fazer valer a qualidade de vida a todos os seus habitantes, ainda ressaltar que o Ministério público de Coremas quer somar forças para cada vez mais fazer o município crescer econômico e socialmente, dentro da legalidade.

Após a fala de todos os presentes, onde se deliberou muitas questões, chegou-se à conclusão de que se precisa, em primeiro momento, criar um Comitê Gestor para o tratamento de água de Coremas, e não só, mas também para fiscalizar e acompanhar a políticas das águas da Bacia.

Sendo assim, a Secretária Municipal de Saúde Drª. Andressa Cristina Sobreira Lopes, solicitou, em caráter de urgência, uma reunião conjunta entre FUNASA, SECRETARIA DE SAÚDE E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO para no dia 30 de agosto, às 14h, se reunirem na sede da FUNASA em João Pessoa e deliberarem sobre Educação e Saúde Ambiental para o Município de Coremas. Sem mais para o momento, encerrou-se o evento, ficando agendada pelo Prefeito Constitucional e as autoridades presentes uma Reunião para o dia 02 de setembro, onde se fará a leitura da ata desta reunião e se formará o Comitê Gestor de Coremas.




Fonte: Prof. Luziano Gelisson de Souza Lucena
Secretário Adjunto de Educação



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.