Audiência Pública discute fechamento da comporta do açude cachoeira dos cegos em Catingueira - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Audiência Pública discute fechamento da comporta do açude cachoeira dos cegos em Catingueira

Um dia depois da histórica manifestação que interditou a BR361 na cidade de Catingueira, populares participaram na noite da última terça-feira (16) de uma audiência pública na Câmara Municipal para debater o fechamento da comporta do açude cachoeira dos cegos.

Estiveram presentes representantes dos poderes legislativo e executivo de Catingueira, da Igreja Católica, representantes do município de Emas, além do Promotor de Justiça da Comarca de Piancó, senhor Uirassu de Melo Medeiros e da Gerente Regional da AESA, Fabiana Donato Soares Lisboa.

A audiência foi longa e todos tiveram oportunidade de se manifestar. Inicialmente, a representante da AESA apresentou dados técnicos sobre o açude cachoeira dos cegos. Ela informou que a abertura da comporta está com um volume de 100 litros d’água por segundo

Segundo a gerente, “em comparação ao volume que está sendo liberado pela comporta, ele é bem inferior ao volume que está sendo perdido pela evaporação, que seja chega a 724.000 metros cúbicos”. “ De uma certa forma, estaremos perdendo água se não liberar pela comporta” justificou Fabiana.

Todos esperavam a presença de um representante do órgão com mais informações que pudessem, pelo menos, deixar a população satisfeita e não dados que não batem com a atual realidade do açude. A senhora Fabiana fez o possível, mas, em razão do bombardeio de indagações que recebeu, preferiu não mais se manifestar. A AESA foi bastante contrariada pelos oradores.

Em seguida, o professor Eliedson Pereira, membro da comissão que representa a sociedade catingueirense, apresentou dados oficiais e questionou as informações que são apresentadas pela AESA. “Até agora a AESA não apresentou uma informação concreta que justifique a abertura da comporta” disse.

Eliedson criticou a maneira que os dados do açude cachoeira dos cegos são divulgados pela AESA, dados estes que, segundo o professor, não coincidem com a realidade do reservatório. “O presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, disse que Não há risco de colapso em Catingueira pois a vazão para o suprimento da cidade é de seis mil litros por segundo e que o abastecimento do município está garantido até 2015. Gente, onde é que Catingueira consome 51.840.000 litros d’água por dia?” indagou o professor.

O prefeito de Emas, Segundo Madruga, falou da importância que tem comporta aberta, devido a seca que seu povo está passando. Ele disse que o açude local que abastece a cidade está com menos de 1% de sua capacidade e seu povo não tem mais onde buscar água para beber. “Tenho respeito por Catingueira e não estou aqui para comprar briga com ninguém. Tenho que defender os interesses do meu povo que está passando sede. Já solicitei inúmeras vezes a construção de uma adutora para Emas ao governador, e até agora, nada” disse

O gestor disse que a única solução para Emas seria a construção imediata de uma adutora. Ele criticou a ex-prefeita Fernanda Loureiro dizendo que ela deveria ter conseguido esta adutora junto ao governador há muito tempo e não ter perdido o tempo conseguindo projetos de piscicultura em plena seca.

O ex-prefeito Edivan Félix, que esteve representando o prefeito Albino Félix, concordou com algumas palavras do prefeito Segundo Madruga e lembrou que por inúmeras vezes disse a ex-prefeita de Emas que solicitasse ao governador uma adutora para o município e não ficasse em busca de projetos de piscicultura sem ter água no município.

Edivan defendeu o fechamento da comporta do açude e falou que, se caso isto vier ocorrer, o município de Catingueira irá se unir com Emas para conseguir junto ao governo do estado uma adutora. Ele também sugeriu que as duas prefeituras se unissem para levar água para Emas por meio de “canos de 70”, caso a adutora não fosse conseguida.

O promotor de justiça de Piancó, Uirassu de Melo Medeiros, usou da palavra e falou que solicitou um estudo a SUDEMA sobre o açude, já que os dados apresentados pela AESA “não são fieis”. Ele irá confrontar os dados apresentados pela SUDEMA com os dados do governo do estado.

O representante do ministério público foi bastante aplaudido por sua postura de buscar resolver o problema de Catingueira. Uirassu disse que esteve no açude na última segunda-feira, após o fim da manifestação, e verificou de perto a situação do mesmo. “Garanto a população de Catingueira que a comporta do açude cachoeira dos cegos será fechada na próxima quinta-feira (17), isto eu garanto. Foi um compromisso feito com a própria AESA” disse

Dr Uirassu informou que, após uma conversa com técnicos da SUDEMA, percebeu claramente que a intenção da abertura da comporta seria o “fortalecimento do lençol freático do leito do rio para que, futuramente, venham a realizar extração de água”.

“Gente, isto não me convenceu. É como se jogássemos esta água, esperássemos a areia absolvê-la, para que depois pudéssemos cavar para encontrar esta água para depois utilizá-la. Não seria mais fácil levar esta água até o seu destino de maneira correta?” argumentou o promotor.

Por fim, foi resolvido que, após o fechamento da comporta na quinta-feira, o ministério público iria propor um TAC (Termo de Ajustamento e Conduta) com a AESA para que esta comporta não venha a ser aberta novamente sem a consulta da população.

No final, a comissão propôs que os municípios de Emas e Catingueira buscassem realizar uma manifestação para chamar atenção do governador Ricardo Coutinho para construir uma adutora que leve água do açude cachoeira dos cegos até Emas.


Ouça abaixo os principais pronunciamentos.


Fala da senhora Fabiana Donato, representante da AESA




Fala do senhor Edson Pereira, membro da comissão




Fala do senhor Segundo Madruga, prefeito de Emas




Fala do ex-prefeito Edivan Félix,



Fala do Padre Bento Oliveira




Fala do promotor de justiça, Uirassu de Melo Medeiros






CLICK AQUI E VEJA ALGUMAS IMAGENS


Atualizada as 15:24-17/10/2013



Fonte: Tardelli Pires - CatingueiraOnline



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.