Cenário muda e semiárido paraibano poderá ter estação chuvosa normal em 2014 - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Cenário muda e semiárido paraibano poderá ter estação chuvosa normal em 2014

As condições oceânicas que eram desfavoráveis até o dia 22 de Fevereiro, começaram a mudar rapidamente e para melhor, indicando possibilidade clara de uma estação chuvosa de melhor qualidade em 2014, do que em 2012 e 2013.
Eu Rodrigo Cézar Limeira, como físico (Coordenador do Museu de Eletricidade da Energisa em Sousa), meteorologista e mestre em Meteorologia venho trazer essa boa notícia ao leitor do portal Maispatos.com, o que de fato é uma notícia bem vinda, principalmente levando em consideração o fato do semiárido do nordeste brasileiro e especificamente paraibano, ter enfrentado dois anos seguidos de forte seca, que acabaram por exaurir quase que totalmente as reservas de água dos grandes reservatórios.
Atualmente o quadro indica normalidade de precipitações para Março, Abril e Maio, apesar da possibilidade de irregularidade de chuvas em alguns municípios do interior do estado.
O Oceano Atlântico Sul na altura da costa do nordeste está dando sinais de aquecimento normal para este ano, já que as correntes marítimas estão trazendo águas quentes para esta região, as quais estão se aproximando rapidamente, indicando que entre os dias 10 de 20 de Março, terá início o período chuvoso propriamente dito do setor norte do nordeste.
As condições oceânicas continuam evoluindo, e positivamente, e como 20 de Março é a data limite para mudanças no cenário de temperaturas dos oceanos, até lá é importantes monitorar as condições para chuvas desse ano, fato que é importante principalmente para os grandes mananciais do estado.

Chuvas em Janeiro e Fevereiro deste ano foram provocadas por Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis

As chuvas observadas em alguns municípios paraibanos em 2014 foram provocadas por Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, um tipo de fenômeno meteorológico que costuma atuar sobre o nordeste brasileiro principalmente nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, e que produz chuvas isoladas, sendo importante para favorecer a recarga hídrica de mananciais da região semiárida.
Este fenômeno, que é um centro de baixa pressão, pois provoca precipitações pluviométricas, quando encontra-se com núcleo numa posição favorável, e recebe umidade de uma frente que se encontra no sul da Bahia, ou mesmo na região sudente, pode favorecer a ocorrência de totais pluviométricos significativos, como ocorreu em Janeiro de 2004 e em Janeiro de 2011, sendo que o Vórtice que provocou as chuvas de Janeiro de 2004, tem um período de retorno de cerca de 95 anos.
Quando o núcleo do vórtice está sobre o Estado da Paraíba por exemplo, não chove, pois a subsidência de ar inibe a formação de nuvens de chuva, ficando o céu limpo, com poucas nuvens e um calor intenso.
Qual seria então uma posição favorável para que um vórtice pudesse provocar chuvas no semiárido paraibano por exemplo? seria necessário que o olho ou núcleo do sistema estivesse situado sobre o litoral sul da Bahia, ou sobre a costa do Espiríto Santo, se o vórtice estiver numa dessas posições, e recebendo umidade de uma frente fria intensa sobre o sudeste, aí ocorre a penetração intensa de umidade sobre a região semiárida, e a interação entre umidade e calor intenso provocam as tão conhecidas e vivenciadas chuvas de Dezembro e Janeiro, e em alguns casos, quando as condições oceânicas ainda não estão favoráveis para o início da estação chuvosa no setor norte do nordeste em Fevereiro, aí ocorrem como registrado em 2011, 2012, 2013 e 2014, chuvas isoladas também provocadas por vórtice no referido mês, antecedendo a estação chuvosa propriamente dita que ao tardar, inicia-se até aproximadamente 20 de Março.
As pesquisas mostram que é no mês de Março, que os oceanos no hemisfério sul se encontram mais quentes, sendo assim, se até aproximadamente o fim de Março o Atlântico Sul na altura da costa do nordeste não esquentar bem, o período chuvoso é caracterizado por chuvas irregulares e abaixo da média, assim como ocorreu em 2012 e 2013.



Fonte: Rodrigo Cezár Limeira


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.