ARTIGO: Visitando catingueirenses em São Paulo. [FOTOS] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

ARTIGO: Visitando catingueirenses em São Paulo. [FOTOS]

Durante quase vinte dias nossa reportagem esteve conhecendo a cidade de São Paulo a convite do catingueirense Tião Félix que me convidou para visitar a “terra da garoa”. Neste artigo de hoje estarei fazendo um resumo do que pude perceber durante o passeio e mostrar algumas imagens registradas.

A viagem

De início o que me chamou atenção foi o pouco tempo de viagem de João Pessoa à São Paulo. Foram exatamente 03hs de vôo. Uma viagem tranqüila com apenas um momento inusitado. Durante a decolagem da aeronave, uma senhora de idade que estava ao lado segurou no meu braço e começou a falar o nome de pelo menos seis santas. Era nossa senhora aparecida, nossa senhora do Perpetuo Socorro...

Durante todo o tempo estive acomodado na residência do Tião Félix o qual foi extremamente atencioso com minha pessoa. Tive a oportunidade de conhecer vários restaurantes administrados por pessoas da cidade de Catingueira que foram à São Paulo ganhar a vida. De início, conheci o Sushi DaMoka e a Temakeria Juventus os quais possuem, aproximadamente, 13 catingueirenses trabalhando.


Quando achei que estes restaurantes seriam os que eu encontraria mais gente de Catingueira, para minha surpresa, eis que conheci o Sushi Itaquera. No geral, cheguei a contar uns 27 catingueirenses. O restaurante é administrado por Suélio Félix, irmão do Tião.



No dia seguinte, fui levado até a cidade de Campinas-SP. No caminho, conheci a terra do vinho, Vinhedos, onde encontrei com dois conterrâneos. Gilson e Leandro Gomes. Ao chegar em Campinas, conheci o Restaurante Sushi Universitário, e advinha, mais catingueirenses. Lá são aproximadamente 15 pessoas da cidade.

E a visita não parou por ai. Dias depois, tive a oportunidade de conhecer o Ike Sushi House, localizado em Itaim Paulista. Fui recebido pelo catingueirense que administra o restaurante, conhecido aqui por “Nidinho", filho de Antônio Soares. Lá são aproximadamente 10 conterrâneos, ou mais.

No mesmo dia participei do aniversário de 1 ano do Sushi Alvim, restaurante localizado no bairro Arthu Alvim. Lá não consegui contar, mas em média são aproximadamente 12 catingueirenses, sem contar as pessoas da cidade de Santa Terezinha.

Ainda cheguei a visitar o Shimpo Sushi Bar, localizado na Avenida Braz Leme, mas acabei chegando quando o restaurante já estava fechando. Obtive a informação que umas 5 a 7 pessoas de Catingueira trabalham no local.

Também recebi o convite de conhecer os Restaurantes Kayama Sushi, localizado em Itaim Paulista, o Ike Sushi localizado na Av. Amador Bueno da Veiga, 1546, na Penha, o Restaurante Suzuran, localizado na Rua da Glória, 234 - Liberdade, São Paulo-SP, o Kotoyama Sushi na Rua Augusto Tolle, 637, Santana - São Paulo e o Hajime Sushi, localizado na Rua Antártico, 328, em São Bernardo do Campo, mas infelizmente não deu tempo para ir a todos.

O Kayama é administrado por Zé Carlos Alves Leite e possui aproximadamente 10 pessoas, ou mais, de Catingueira. Já o Hajime Sushi é administrado por “Bica", filho de Antônio Soares e possui em média 10 catingueirenses empregados. O Kotoyama Sushi por Alcione Félix e o Suzuran por Sebastian Leite. Os demais também são administrados por pessoas de Catingueira.

Outro local que acabei conhecendo foi um campo de futebol soçaite onde todas as terças-feiras vários catingueirenses se reúnem para bater uma bolinha. Nunca tinha visto tanta gente de Catingueira reunida em um só local, fora da cidade. Cheguei a contar pelo menos 06 times só de conterrâneos.

Algumas coisas me chamaram atenção na cidade, tais como, os motoristas respeitam os pedestres; Os pedestres temem e respeitam os motoristas; Tudo é possível encontrar na cidade; O lazer de muitos começa depois das 23hs e o principal, durante a madrugada você não fica na mão já que é possível encontrar várias opções de restaurantes e bares abertos.

Fazendo uma breve avaliação sobre o que vi, São Paulo é uma ótima cidade para ganhar a vida. Se você realmente quer e tem coragem para trabalhar, a cidade é o local certo, mas claro, nem tudo são flores, e é preciso ralar muito, como alguns me relataram.

Existem muitas pessoas que saíram de Catingueira em busca de trabalho e estão lá até hoje. Algumas delas me disseram que não tem mais interesse de voltar a Catingueira já que se acostumaram com a rotina da cidade grande e também por que a “terrinha” não tem nada a oferecer de ganho. Existem catingueirenses que se tornaram verdadeiros sushimens e chefes de cozinhas, outros até grandes empresários em São Paulo. Por outro lado, outras pessoas acostumadas com rotina de Catingueira não conseguiram se adaptar ao trabalho na cidade grande e desistiram.

Em fim, a viajem foi ótima. Tenho só que agradecer ao Tião Félix pelo convite, hospitalidade e atenção com minha pessoa.

VEJA OS 10 ESTADOS QUE MAIS ACESSAM O CATINGUEIRAONLINE




CLICK AQUI E VEJA ALGUMAS FOTOS





Por Tardelli Pires









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.